O Papa Francisco enviou uma carta ao Cardeal Cláudio Hummes por ocasião do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que acontece de 15 a 21 de agosto, na Arquidiocese de Belém (PA). O Purpurado foi nomeado pelo Pontífice, em junho, como seu enviado especial ao congresso.

De acordo com a Rádio Vaticano, a mensagem do Santo Padre tem início com o mandamento de Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado, será salvo”.

Francisco ressalta a importância de colocar este mandamento em prática nos dias de hoje, a fim de promover uma nova evangelização do mundo.

Na carta, assinala a Rádio Vaticano, “o Papa exorta a Igreja a fortalecer a fé do povo com a catequese e a oração, lembrando a importância da vivência do amor na vida cotidiana”.

O Pontífice faz ainda uma referência à família, a qual recorda ser uma Igreja doméstica, onde “nasceram e cresceram as gerações de cristãos e missionários”.

O Cardeal Cláudio Hummes é Arcebispo Emérito de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia. O anúncio da sua nomeação como enviado especial do Papa para o CEN2016 foi feito no dia 11 de junho pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, em um pronunciamento na Rede Nazaré de Comunicação.

Na ocasião o Arcebispo de Belém leu uma carta enviada pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. “Sua Santidade o Papa Francisco designou o Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, OFM, seu Enviado Especial para o XVII Congresso Eucarístico Nacional, em Belém do Pará, programado para os dias 15 a 21 de agosto de 2016, por ocasião do IV centenário da evangelização da Amazônia e da cidade”, assinalava o texto.

O enviado especial do Papa trará aos participantes do CEN2016 as palavras do Pontífice e presidirá as grandes celebrações programadas para a Semana de sua realização.

Programação

O XVII Congresso Eucarístico Nacional terá como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”. O evento marcará o quarto centenário da cidade de Belém e os 400 anos de evangelização da Amazônia.

Além disso, neste ano, comemora-se os 110 anos da elevação da então Diocese a Arquidiocese de Belém, pelo Papa São Pio X. Será exatamente no dia da festa litúrgica deste santo considerado o Papa da Eucaristia – 21 de agosto – que acontecerá o encerramento do Congresso.

A abertura do evento acontecerá com a Missa solene e a acolhida do representante do Papa Francisco no dia 15 de agosto – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora –, no Estádio do Mangueirão, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.

No dia 16 de agosto, haverá uma série de Congressos temáticos, em cada uma das regiões pastorais e na Basílica de Nazaré. No dia 17, será celebrada a Santa Missa com os Moradores de Rua, na Catedral da Sé. Ao fim da tarde, acontecerá a chegada da Procissão Eucarística fluvial no Portal da Amazônia e Bênção Eucarística, seguida de apresentação musical com a Orquestra e, após, show com Padre Reginaldo Manzotti.

No dia 18, será celebrada, no Estádio Mangueirão, a Missa da Primeira Comunhão das Crianças da Arquidiocese e celebração da Família. No dia 19, o mesmo local recebe a Missa com a Juventude. E, no dia 20, acontecerá a Jornada da Reconciliação durante a manhã em todas as paróquias e, a partir das 17h, Missa Solene e Procissão Eucarística no Estádio, de onde sairá o Santíssimo Sacramento para cada uma das paróquias, para a grande Vigília de Adoração.

Além disso, a programação inclui, entre os dias 16 e 19, sempre às 9h, missa solene presidida pelos Cardeais brasileiros e o Núncio Apostólico, na Catedral da Sé. Haverá também Missas nos Ritos orientais na Paróquia da Santíssima Trindade e Missa no Rito Extraordinário na Igreja do Rosário.

Confira também: