Cinco dias de evento, mais de 20 artistas católicos, um espaço de cerca de 80 mil m² e mais de um milhão de pessoas, dos quais 70% são jovens. Este é o Festival Halleluya que começa nesta quarta-feira, 20 de julho, em Fortaleza (CE) e comemora os seus 20 anos no Brasil.

Com o slogan “A Festa que nunca acaba”, o Halleluya é o maior Festival de Artes Integradas do Brasil, promovido pela Comunidade Católica Shalom. Reúne música, dança, teatro e oração para atrair jovens a uma experiência com Jesus e levá-los a uma felicidade que não passa.

Neste ano, o Festival acontece entre os dias 20 e 24 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza.

Entre as atrações musicais, haverá espaço para os diversos estilos, como rock, pop, samba, pagode, forró, axé, com a presença de grandes nomes da música católica.

A programação inclui artistas católicos consagrados como Padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Tony Alisson, Anjos de Resgate, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Adoração e Vida, Cosme, Irmã Kelly Patrícia, Banda Dominus, Diego Fernandes, Dunga, entre outros.

Os artistas da Comunidade Shalom também marcarão presença no palco principal, como Missionário Shalom, Suely Façanha, Ana Gabriela, Davidson Silva e Alto Louvor.

Além dos shows, a arena do Halleluya conta com espaços temáticos, por exemplo, Misericórdia, Adventure, Kids, Quero Mais.

O Espaço da Misericórdia é considerado o coração do Festival Halleluya. Durante toda a noite acontecem cursos, confissão, oração e aconselhamento e seminário de vida no Espírito Santo. Nele também fica a capela com Adoração ao Santíssimo Sacramento nas cinco noites do evento.

Uma novidade nesta edição comemorativa dos 20 anos do evento será o Espaço Vida. Neste local, haverá a coleta de alimentos não perecíveis, doação de sangue e cadastro de medula óssea em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), além de uma programação com palestras e triagem que visa à prevenção e ao combate às drogas.

O Festival Halleluya

Além de Fortaleza, onde atrai anualmente mais de um milhão de pessoas, o Festival Halleluya é realizado pela Comunidade Shalom em outras capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Luís e Natal. Também já aconteceu fora do país em Roma (Itália), Nazaré (Israel), Montevideo (Uruguai) e Toulon (França).

Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, no Rio de Janeiro, o evento foi parte integrante do Festival da Juventude e atraiu um público de dezenas de países. Neste ano, pela primeira vez, o Halleluya será realizado em Cracóvia (Polônia) com o objetivo de atrair jovens do mundo inteiro. O evento estará dentro da programação do Festival de Artes.

Segundo o fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, são necessárias audácia e criatividade para evangelizar os jovens e chegar à alma das cidades. “A parresia do Halleluya a cada ano se reinventa com linguagem própria à luz do Espírito Santo e é fruto de um povo que se une para evangelizar”, afirma.

A experiência vivida durante o Festival não acaba após os cinco dias do evento. No final de semana seguinte, é realizado o Halleluya Quero Mais nos Centros de Evangelização da Comunidade Shalom, com um seminário de vida no Espírito Santo.

Confira também: