A Santa Sé apresentou nesta segunda-feira o programa da visita apostólica que o Papa Francisco realizará de 30 de setembro a 2 de outubro a Geórgia e Azerbaijão, dois países limítrofes com a Rússia; o primeiro de maioria ortodoxa e o segundo muçulmana.

Na sexta-feira, 30 de setembro, o Papa Francisco sairá do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 9h, e chegará à capital da Geórgia, Tbilisi, às 15h (horário local). Após a cerimônia de boas-vindas, o Pontífice visitará o Presidente Giorgi Margvelashvili, as autoridades locais e o corpo diplomático no Palácio Presidencial.

Posteriormente, Francisco se reunirá com Sua Santidade e Beatitude Elias II, Catholicos e Patriarca de toda a Geórgia, no Palácio do Patriarcado. Em seguida, vai se reunir com a comunidade assírio-caldeia na igreja católica caldeia de São Simão.

No dia seguinte, 1º de outubro, o Papa celebrará a Missa no estádio de M. Meskhi. Em seguida, acontecerá o encontro com sacerdotes e religiosos na Igreja da Assunção e, mais tarde, com os assistidos e operadores das obras de caridade da Igreja no Centro de Assistência dos Camilianos. A jornada será concluída com uma visita à Catedral Patriarcal Svietyskhoveli de Mskheta.

Segundo o Relatório sobre Liberdade Religiosa da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), publicado em 2014, a comunidade católica na Geórgia representa 0,5% da população. Os ortodoxos são 87% e os protestantes 1%. Além disso, 10% da população é muçulmana e o restante 0,8% pratica outras religiões.

“Em 2001, a Igreja Ortodoxa da Geórgia assinou uma concordata com o Governo pela qual lhe foi concedido um status de religião privilegiada no país. Em 2011, foi aprovada uma lei que permite a todas as confissões religiosas adquirir personalidade jurídica”, indicou o documento.

Programa no Azerbaijão

Logo após, o Papa Francisco chegará no domingo, 2 de outubro, a Baku, capital do Azerbaijão, onde celebrará a Missa na Igreja da Imaculada Conceição, no Centro Salesiano. Depois de almoçar com a comunidade salesiana, irá para o Palácio Presidencial Genclik para visitar o Presidente Ilham Aliyev e se reunir com as autoridades no centro ‘Heydar Aliyev”.

Mais tarde, terá uma reunião privada com o Xeque dos Muçulmanos do Cáucaso na Mesquita “Heydar Aliyev” e, em seguida, irá se reunir com o bispo ortodoxo de Baku e com o presidente da comunidade judaica.

Após a cerimônia de despedida no aeroporto de Baku, o Santo Padre empreenderá voo de regresso a Ciampino às 19h15 e chegará a Roma às 22h.

De acordo com o relatório ACN, neste país, 96,9% da população professa o islamismo e 3% são cristãos; 0,1% pratica outras religiões.

Confira também: