No próximo dia 9 de setembro será publicado o livro entrevista ao Papa Emérito Bento XVI, um projeto da editora Garzanti e do jornal italiano ‘Il Corriere della Sera’, no qual revela, entre outras coisas de sua vida, como decidiu renunciar ao pontificado em fevereiro de 2013.

O livro intitulado “Ultime conversazioni” (Últimas Conversações), a versão em italiano tem 240 páginas e foi elaborada a partir dos diálogos de Bento XVI com o jornalista alemão Peter Seewald, que também publicou em 2010 o livro entrevista “Luz do mundo” com o então Pontífice.

No novo livro que será lançado em setembro, informa ‘Il Corriere della Sera’, Joseph Ratzinger “fala de si mesmo, de sua fé, as debilidades, a vida privada, os escândalos e os nós do Papado, explicando as razões da sua opção (de renunciar) – a princípio comunicada apenas a poucas pessoas de confiança para evitar que vazasse – e deixando dúvidas sobre supostas pressões que o levaram a deixar o cargo”.

No texto, Bento XVI também se refere ao seu sucessor, o Papa Francisco. “Um homem inesperado por ele na véspera do conclave. Duas figuras distintas, dois modos diferentes de entender o Papado”, assinala a nota.

Confira também: