Logo depois de rezar o Ângelus do Palácio Apostólico, o Papa Francisco se referiu ao ataque terrorista ocorrido ontem à noite no aeroporto internacional Ataturk de Istambul (Turquia), e pediu elevar orações pelas 41 pessoas falecidas e os mais de 230 feridos; assim como pela conversão dos violentos.

“Ontem de noite, em Istambul, realizou-se um atroz ataque terrorista que matou e feriu muitas pessoas. Rezemos pelas vítimas, pelos familiares e pelo querido povo turco. Que o Senhor converta os corações dos violentos e sustente nossos passos sobre a via da paz. Rezemos todos em silêncio. Ave Maria…”, expressou o Pontífice.

As autoridades turcas informaram que três terroristas dispararam com rifles contra os guardas na entrada do terminal, produzindo um tiroteio com a polícia até que aproximadamente às 22h detonaram coletes de explosivos.

Segundo as informações, entre os falecidos há 13 estrangeiros. O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, indicou que as primeiras investigações sugerem que se trata de um ataque do Estado Islâmico (ISIS), embora até o momento nenhum grupo terrorista tenha reivindicado o atentado.

Este é o sexto atentado de grande magnitude na Turquia em 2016. Dos anteriores, três foram reivindicados por separatistas curdos e os outros dois foram atribuídos ao Estado Islâmico.