A Santa Sé informou que o Papa Francisco nomeou como Bispo Auxiliar de Valência (Espanha), o Pe. Arturo Pablo Ros, neto do mártir Arturo Ros Montalt, assassinado durante a Guerra Civil Espanhola em 1936.
 
O Bispo eleito nasceu em 10 de junho de 1964 em Vinalesa (Espanha) e foi ordenado sacerdote em 1993. É Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica São Vicente Ferrer de Valência.
 
Em seu ministério pastoral foi, entre outros, vigário paroquial, pároco, assistente diocesano dos Cursilhos de Cristandade, membro do conselho presbiteral e superior do seminário maior de Valência. Atualmente era pároco em Requena e vigário episcopal da arquidiocese.
 
Segundo informações da agência AVAN, o Pe. Ros é neto do Beato Arturo Ros Montalt, pai de família que teve seis filhos, um dos quais foi sacerdote. De família camponesa, dirigiu o sindicato católico durante a II República.
 
Além disso, fundou o Centro de Ação Católica em Vinalesa e uma escola paroquial quando foi abolido o ensino religioso nos colégios, por isso recebeu o nome “o santo”.
 
Foi vítima da perseguição religiosa. Preso e torturado, foi assassinado por ódio a fé em 28 de agosto de 1936 junto com outros dez companheiros. Foi beatificado por São João Paulo II no dia 11 de março de 2001 com outros 231 mártires espanhóis.

Confira também: