Na coletiva de imprensa que concedeu no voo que o levou de volta da Armênia para Roma, o Papa Francisco respondeu a pergunta sobre se na Igreja existem dois Papas e explicou que Bento XVI é Papa Emérito (retirado) e que no mosteiro onde vive no Vaticano “me cobre as costas com a sua oração”.

O Santo Padre respondeu a uma pergunta sobre recentes declarações que sugeriam que havia um “ministério petrino compartilhado” com um “Papa ativo e outro contemplativo”.

Com relação a este tema, Francisco precisou com claridade que Bento XVI é o Supremo Pontífice Emérito, ou seja, retirado; e com isto abriu a porta a que haja na Igreja esta figura, de maneira semelhante aos bispos eméritos que não existiam há várias décadas.

O Papa Francisco recordou ainda que amanhã celebrara-se no Vaticano os 65 anos de sacerdote de Bento XVI, uma ocasião especial na qual também participará e dirá algumas palavras, porque Joseph Ratzinger “é fiel à sua palavra e é um homem de Deus. É muito inteligente, e para mim é o avô sábio em casa”.

A seguir a resposta completa do Papa Francisco sobre se há na Igreja dois Papas:

“Havia uma época na Igreja em que havia três! Em um tempo, na Igreja, havia três! [risos]. Eu não li aquela declaração porque não tive tempo, estas coisas... Bento é o Papa emérito. Ele disse claramente, naquele 11 de fevereiro, que renunciaria a partir de 28 de fevereiro, que sairia para ajudar a Igreja com a oração.

E Bento está no monastério, rezando. Fui visitá-lo muitas vezes, ou por telefone.... Outro dia me escreveu uma carta, ainda assina com aquela sua assinatura, desejando-me uma boa viagem...

E uma vez – não uma vez: muitas vezes – eu disse que é uma graça ter em casa o avô sábio.

Também pessoalmente eu o disse, e ele ri. Mas ele para mim é o Papa emérito, é o avô sábio, é o homem que me cobre as costas com a sua oração.

Nunca esqueço aquele discurso que nos fez, aos cardeais, em 28 de fevereiro. “Entre vocês seguramente está meu sucessor. Prometo obediência”, e o fez. Além disso, ouvi dizer, mas não sei se é verdade isso, eh? – Sublinho: ouvi dizer, talvez serão fofocas, mas vão bem com o seu caráter, que alguns foram lá se lamentar porque este novo Papa... e os expulsou, eh? Com o melhor estilo bávaro: educado, mas os expulsou. Se não é verdade, é bem-vindo, porque este homem é assim: um homem de palavra, um homem reto, reto, reto.

É o Papa emérito. Não sei se se recorda, que eu agradeci publicamente – não sei quando, mas acredito que em um voo – Bento por ter aberto a porta aos Papas eméritos.

Mas, 70 anos atrás os bispos eméritos não existiam; hoje existem. Com este prolongar-se da vida, mas é possível manter uma Igreja a uma certa idade com achaques ou não? E ele, com coragem – com coragem! – e com oração, e também com ciência, com teologia, decidiu abrir esta porta. E acredito que isto seja bom para a Igreja.

Mas há somente um Papa. O outro... ou talvez serão como os bispos eméritos: não digo tantos, mas talvez poderão ser dois ou três... serão eméritos.

Depois de amanhã, celebra-se o aniversário de 65 anos de sua ordenação episcopal. Perdão, sacerdotal. Estará presente seu irmão Jorge, porque eles foram ordenados juntos.

Acontecerá um pequeno ato, ali, com os chefes dos dicastérios e poucas pessoas, porque ele prefere uma coisa... aceitou muito modestamente, e também estarei lá. Direi algo a este grande homem de oração, de coragem que é o Papa emérito, não o segundo Papa, que é fiel à sua palavra e que é um homem de Deus. É muito inteligente, e para mim é o avô sábio em casa”.

Confira também: