Entre os dias 24 e 26 de junho, o Papa Francisco realizará uma visita apostólica à Armênia, um pequeno país da Ásia Menor, localizado ao norte do Irã e ao leste da Turquia, com uma longa história ligada ao cristianismo e às Sagradas Escrituras. A seguir, apresentamos 6 chaves que ajudarão a compreender a importância desta viagem:

1. Por que o Papa Francisco vai à Armênia?

O porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi, explicou que uma das razões da viagem é devido à relação entre o Papa Francisco e o Catholicos armênio, Karekin II, que esteve em Roma durante a eleição do Santo Padre em março de 2013. Além disso, o Pontífice chega à Terra de Noé para abraçar a minoria católica.

2. Armênia é o primeiro país cristão

A tradição conta que os apóstolos São Judas Tadeu e São Bartolomeu foram os primeiros que levaram o cristianismo à Armênia; entretanto, foi São Gregório “o Iluminador” quem consolidou a evangelização ao conseguir a conversão do rei Tiridates III em 301, ano no qual o cristianismo foi declarado a religião oficial do país.

Isto ocorreu doze anos antes que Constantino I fizesse o mesmo com o Império Romano com o decreto de Milão. Por isso, o lema da viagem de Francisco à Armênia é: “Visita ao primeiro país cristão”.

3. Noé e Armênia

O livro do Gênese relata que quando terminou o Dilúvio, a arca de Noé se assentou sobre o monte Ararat, o qual está localizado precisamente na Armênia.

4. Quantos católicos há na Armênia?

A Armênia tem aproximadamente 3 milhões de habitantes e a grande maioria pertence à Igreja Apostólica Armênia, a qual se separou da comunhão com Roma no século V, mas mantém com esta o diálogo ecumênico. A Igreja Católica tem 280 mil fiéis neste país.

5. O genocídio armênio

Depois de contínuas conquistas e libertações, a Armênia foi tomada pelo Império Turco no século XVI, mas este perdeu a parte oriental ante os russos em 1829. Alguns anos depois, em 1915, ocorreu o chamado “genocídio armênio”, ou seja, o assassinato de aproximadamente um milhão e meio de armênios cristãos, muitos dos quais morreram durante o desterro ao que foram empurrados pelos governantes turcos.

Até o momento, a Turquia se nega a usar o termo “genocídio”, entretanto, aproximadamente 20 países e instituições começaram a utilizá-lo, como por exemplo a Alemanha e o Parlamento Europeu. Em 2015, o Papa Francisco falou de “genocídio” ao recordar o primeiro centenário deste massacre. Por sua parte, a Igreja Apostólica Armênia declarou como mártires no ano passado um milhão e meio de vítimas.

6. Qual é o lema e o que significa o logo da visita?

O lema da viagem do Papa à Armênia é: “Visita ao primeiro país cristão”. O logo é formado por um círculo com as cores violeta e amarelo, o qual reflete as cores oficiais da Igreja Apostólica Armênia e da Igreja Católica e, além disso, contém o escudo de ambas.

O logo também apresenta a imagem do monte Ararat e do Mosteiro Khor Virap, construído por São Gregório “o Iluminador”, fundador e santo padroeiro da Igreja Apostólica Armênia.

Confira também: