As dioceses de Roraima (RR) e de São Carlos (SP) têm novos Bispos. O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 22, Dom Mário Antônio da Silva para estar à frente a diocese do Norte do Brasil e Dom Paulo Cezar Costa como pastor da diocese do Sudeste do país.

Até então, o novo Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio, era auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). Ele nasceu em 17 de outubro de 1966, em Itararé (SP).  Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1991, atuando na diocese de Jacarezinho. Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (Itália).

Em sua atuação presbiteral, foi diretor espiritual, reitor de seminário, coordenador da pastoral vocacional, professor de Teologia, vigário paroquial, pároco e chanceler. Em 2010, foi nomeado bispo e escolheu por lema “Testemunhar e servir”. Sua ordenação episcopal aconteceu em 20 de agosto do mesmo ano. Atualmente, é presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

Dom Paulo Cezar, que assumirá a Diocese de São Carlos, era até então auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Natural de Valença (RJ), nasceu em 20 de julho de 1967. Sua ordenação sacerdotal foi em 5 de dezembro de 1992. É doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Como sacerdote, foi vigário paroquial, pároco, diretor e professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, reitor de seminário e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ).

Em 2010, foi nomeado bispo e ordenado em 5 de fevereiro do mesmo ano. Escolheu como lema episcopal “Tudo suporto pelos eleitos”. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, no quadriênio 2011-2015.