Cerca de 70 católicos vietnamitas que celebravam Missa em uma casa foram atacados por aproximadamente 30 policiais, os quais invadiram o local violentamente para interromper a Eucaristia que era presidida pelo Pe. Joseph Nguyen Van Than.

Isto ocorreu no último dia 12 de junho no povoado de Muong Khuong, no nordeste de Vietnã. “A polícia fez ruído, exigiram as identificações pessoais dos fiéis e os obrigaram a sair de casa”, informou uma fonte à UCA News.

A fonte acrescentou que os policiais também “agrediram três pessoas que usaram seus celulares para filmar as ações”. Os vídeos foram apagados pelos agentes. Além disso, prenderam um participante e o obrigaram a dizer que estava causando desordem pública e deveria prometer que não participaria novamente de uma Missa.

A mesma fonte explicou que os fiéis tinham pedido permissão às autoridades para construir uma igreja; entretanto, o pedido foi rechaçado em diversas ocasiões.

Para poder celebrar Missas e encontros de oração, os fiéis da região se reúnem nas casas de alguns fiéis, apesar do risco, pois estas atividades religiosas são consideradas ilegais pelas autoridades comunistas.

Do mesmo modo, informaram que a polícia também interrompeu uma Missa celebrada em uma casa no último dia 28 de maio.

Muong Khuong é uma missão na província de Lao Cai.

Missionários franceses introduziram o catolicismo nesta província em 1892 e inauguraram a paróquia de Lao Cai em 1912. As atividades religiosas foram restringidas em 1954, logo depois que os comunistas derrotaram às forças francesas.

Para poder praticar sua fé, durante anos os católicos vietnamitas tiveram que participar da Missa através da ‘Radio Veritas Asia’, transmitida nas Filipinas.

A província de Lao Cai é o lar de dezenas de minorias étnicas. Neste local há três paróquias e 25 capelas, assim como estações de missão com três igrejas. No total, servem a 6.500 católicos.

Confira também: