Após dois anos de trabalho, no dia 7 de junho foi inaugurada uma réplica exata da Capela Sistina na Cidade do México, que poderá ser visitada gratuitamente até o fim do mês.

A réplica será levada a cada estado mexicano durante 3 anos e poderá ser vista por aproximadamente 52 milhões de pessoas, as quais não precisarão viajar ao Vaticano. Para visitá-la podem inscrever-se gratuitamente no seguinte link: http://sixtinaenmexico.com/

O projeto é uma iniciativa do Comitê Organizador para a Mostra da Capela Sistina, em colaboração com o Governo da Cidade do México.

Segundo Antonio Buren, responsável pelo Comitê Organizador, “nunca na história da Capela Sistina, desde que foi construída no verão de 1481 pelo Papa Sisto IV, foi concedida a permissão para sua reprodução”.

Quem permitiu a realização da réplica deste Patrimônio da Humanidade foram o Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e Dom Fernando Vérgez, Secretário Geral; ambos sob a supervisão dos Museus Vaticanos.

A réplica da Capela Sistina está localizada há alguns metros do Monumento da Revolução, na Praça da República da Cidade do México, e foi elaborada por um grupo interdisciplinar integrado por arquitetos, engenheiros, fotógrafos, escultores e cenógrafos mexicanos.

 

O Comitê Organizador assegura que “precisaram de mais de 170 noites para terminar o levantamento de mais de 2.700.000 fotografias, que formam este arquivo digital que nunca havia sido realizado”.

A montagem no Monumento da Revolução tem uma estrutura tridimensional em seções, com reproduções fotográficas da parte interna da capela, a qual tem uma superfície total de 510 metros quadrados.

No chão, colocaram divisórias, arte e cristal temperado. Além disso, a réplica conta com uma exposição audiovisual que ilustra a história da Capela Sistina.

A Capela Sistina é uma capela da Basílica de São Pedro e o local mais conhecido do Palácio Apostólico Vaticano, no qual é realizada a eleição dos novos pontífices cada vez que há um Conclave. Recebe a cada dia entre 1.800 e 2.000 pessoas; enquanto o total de visitas anuais chega aos 5 milhões de pessoas.

É também onde o Papa que falece é acompanhado pelos membros da Casa Papal e o Colégio dos Cardeais, antes de ser levado à Basílica de São Pedro para seu funeral.

A capela foi construída pelo Papa Sisto IV, de quem tomou o nome. Em 1508 o Papa Júlio II encarregou Michelangelo Buonarroti para decorar sua abóbada ou teto, esta pintura foi concluída em 1512. Michelangelo pintou o Juízo Final na parede do altar para o Papa Paulo III, entre 1536 e 1541.

Confira também: