Mais de 1.000 instituições civis que defendem a família em todo o México formaram a Frente Nacional pela Família (FNF), para rechaçar a promoção do casamento e da adoção gay do presidente do país, Enrique Peña Nieto.

No dia 17 de maio, Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), anunciou que promoverá tanto uma iniciativa constitucional para que o casamento gay seja reconhecido em todo o México, como uma modificação do Código Civil Federal para que os casais homossexuais possam adotar.

A proposta de Peña Nieto se contrapõe a uma iniciativa cidadã apresentada pelo Conselho Mexicano da Família (ConFamilia), acompanhada de um abaixo-assinado de mais de 240 mil assinaturas recolhidas em todo o país, que busca que o casamento seja reconhecido na Constituição do México como a união entre um homem e uma mulher.

Em declarações ao Grupo ACI, Carlos Ramírez, porta-voz do Frente Nacional pela Família, explicou que a iniciativa de reunir mais de mil instituições surgiu devido “aos ataques realizados pelo presidente Enrique Peña Nieto, apoiado pelo seu partido e toda a bancada partidária, contra a família, como instituição e base da sociedade”.

“Unimo-nos para primeiramente manifestar um rechaço público, contundente e firme a esta iniciativa proposta pelo presidente”, assinalou Ramírez e acrescentou que exigem que não se impulsione mais as propostas de Peña Nieto contra a família.

A Frente Nacional pela Família procura também “convidar a sociedade a emitir um voto de castigo e haja um valor político para o PRI e não votem mais por este partido”.

Para Ramírez, é “incrível” que Peña Nieto “esteja cedendo ante o lobby gay e promova leis que beneficiem poucas pessoas, atacando e destruindo a família”.

“A iniciativa do presidente aparece como resposta negativa a iniciativa que nós, como cidadãos, apresentamos e promovemos a favor da família”, assinalou e advertiu que “isto significa que o presidente, aparentemente, não se importa com o que a sociedade pensa e atua contra ela”.

O FNF, indicou Ramírez, espera reunir “o maior número de associações e movimentos como nunca antes na história”, para assim “lançar a exigência pública de castigo político ao PRI”.

Este projeto, disse, exige além disso, “a aprovação da reforma constitucional apresentada por nós e que o PRI e o presidente retifiquem sua postura publicamente a favor da família”.

Em um comunicado, o Frente Nacional pela Família indicou que a nível nacional e em cada estado do México entregarão uma carta ao partido de Peña Nieto, exigindo acabar com a iniciativa a favor do casamento gay.

Além disso, a organização exortou os mexicanos a usar as hashtags #DefendemosLaFamilia e #YoDecidoXLaFamilia para protestar através da rede social Twitter contra a conta do PRI, @PRI_Nacional, e do presidente mexicano, @EPN.

Confira também: