O eurodeputado italiano e vice-presidente da Eurocâmara responsável pelo Diálogo Inter-religioso, Antonio Tajani, lançou uma iniciativa nesta quarta-feira para solicitar assinaturas de seus companheiros do europarlamento a fim de pedir que a Alta Representante de Política Externa e de Segurança Comum da UE, Federica Mogherini, empreenda “todas as ações políticas e diplomáticas necessárias” para conseguir a liberdade de Asia Bibi.

Como se sabe, Asia Bibi é uma mulher paquistanesa cristã acusada de forma injusta de blasfêmia em 2010. Logo após, permaneceu presa em diferentes prisões do Paquistão.

Tajani apresentou uma declaração com outros eurodeputados ‘populares’ europeus e socialistas e eurodeputados da Esquerda Europeia Unitária e do grupo dos conservadores e reformistas para pedir a implicação da chefe da diplomacia europeia em favor da libertação da paquistanesa, informa a Europa Press.

Precisam da assinatura da metade dos eurodeputados mais um, a fim de que a declaração possa ser votada na Eurocâmara.

No texto, também pedem a chefe da diplomacia europeia que “considere a inclusão de uma cláusula vinculante acerca do respeito à liberdade religiosa nos acordos com terceiros países e que se oponha ativamente às leis estritas contra a blasfêmia”, que veem como “um claro exemplo de intolerância religiosa”.

Os eurodeputados denunciaram “os recentes protestos de grupos islamistas pedindo ao governo paquistanês a execução de Asia Bibi” e alertaram a “preocupação crescente ante o aumento da perseguição de comunidades religiosas, especialmente das minorias cristãs, no Paquistão”.

“A promoção da democracia e o respeito aos direitos humanos são princípios fundamentais consagrados nos tratados europeus”, sublinharam no texto da declaração, no qual recordam o compromisso reiterado da UE com a liberdade religiosa.

Espanha, com Ásia Bibi

A plataforma MasLibres.org, em defesa da Liberdade religiosa, foi uma das organizações que mais se preocupou na Espanha com o caso de Asia Bibi. Desde sua fundação em 2011, a plataforma esteve constantemente em contato com a família de Asia Bibi.

A organização da plataforma MasLibres.org, HazteOir.org, concedeu em 2011 um dos seus prêmios ao ministro das minorias do Paquistão, Shabbaz Bhatti, assassinado por defender esta mulher. No ano seguinte, entregaram o prêmio à própria Asia Bibi, o qual foi recebido pelo seu esposo.

MasLibres.org também viajou ao Paquistão para conhecer pessoalmente a situação de Asia Bibi e das minorias religiosas no país e convidou os seus familiares a participar dos congressos ‘Todos somos Nazarenos’, realizado em Madri e em Nova Iorque.

Em 2015, por ocasião do primeiro Congresso, MasLibres.org realizou as gestões necessárias a fim de que o Papa Francisco pudesse se encontrar com esta família no Vaticano.

Confira também: