A fim de colaborar com a organização do XVII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todas as Dioceses, Prelazias e Comunidades do país para uma Coleta Nacional em benefício do evento.

O Congresso Eucarístico Nacional acontecerá na Arquidiocese de Belém (PA), de 15 a 21 de agosto, e coincidirá com as comemorações pelos 400 anos do início da evangelização da Amazônia e da fundação da capital paraense, além dos 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese.

A coleta será no 11º Domingo do Tempo Comum (dias 11 e 12 de junho) e sua realização foi decidida durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, a partir de uma solicitação do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Com essa medida, toda a Igreja no Brasil poderá contribuir ativamente para a realização do evento, pois segundo Dom Taveira, “o resultado da coleta será destinado ao custeio das despesas do Congresso Eucarístico”.

“Se em ocasiões anteriores foi fundamental e bem recebida a participação de todo o Brasil, mais ainda se faz agora necessária, pelas dificuldades encontradas pela própria Arquidiocese no enfrentamento de todas as despesas”, explicou o Arcebispo ao site do CEN2016.

Uma carta convocando esta iniciativa foi enviada a todas as Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Comunidades eclesiais de todo o Brasil, assinada pela presidência da CNBB.

Na mensagem, os Bispos recordam que, durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro, o Papa Francisco exortou o episcopado brasileiro a ter um olhar especial para a Amazônia, considerada por ele como um ponto “relevante para o caminho atual e futuro não só da Igreja no Brasil, mas também de toda a estrutura social”.

“A Igreja está na Amazônia, não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam. Desde o início, a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e bispos, e lá continua presente e determinante no futuro daquela área”, disse o Pontífice na ocasião.

Francisco ressaltou ainda que “fazem falta formadores qualificados, especialmente formadores e professores de teologia, para consolidar os resultados alcançados no campo da formação de um clero autóctone, inclusive para se ter sacerdotes adaptados às condições locais e consolidar por assim dizer o ‘rosto amazônico’ da Igreja. Nisto lhes peço, por favor, para serem corajosos, para terem parresia!”.

Para colaborar com a organização do XVII Congresso Eucarístico Nacional é possível fazer doações através do site: http://cen2016.com.br/produto/doacao/

Confira também: