Claire Crockett foi uma religiosa irlandesa que morreu no terremoto no dia 16 de abril no Equador da mesma forma que viveu: ajudando aos outros. Este testemunho deixou um legado importante que serve de inspiração para sua família e os católicos de sua pátria.

Emmet Doyle, primo de Claire, disse ao National Catholic Register que o testemunho da religiosa serviu de consolo à sua família, que sofreu muitíssimo com a notícia de seu falecimento durante o terremoto de 7,8 graus na escala de Richter. “Ela morreu como viveu: ajudando os outros”, disse.

Doyle também indicou que seus parentes a consideravam “uma superestrela” e que “todos a amavam”.

A irmã Claire Crockett vivia junto com outras nove religiosas na comunidade das ‘Siervas del Hogar de la Madre’, localizada em Playa Prieta, a 200 quilômetros de Guayaquil. Todas moravam no segundo andar de um colégio que administravam.

Depois do terremoto, a irmã Claire, quatro candidatas e uma jovem residente ficaram soterradas sob os escombros do edifício.

Emmet Doyle recordou que o corpo da religiosa foi o último encontrado pela equipe de resgate. “Ela estava tentando ajudar as demais a descer, mas a escada desabou. Sabíamos que ela estava soterrada, mas a informação demorou a ser divulgada”, indicou.

Por sua parte, o Pe. Brendan Collins, vigário da paróquia que frequentava a irmã Claire na cidade de Derry (Irlanda), disse que “sua família está muito orgulhosa dela, por tudo o que ela fez na sua vida tão curta e pelo serviço que realizava”.

“As pessoas que a conheceram viram como mudava a vida das pessoas, ficavam cheios do Espírito de Deus”, comentou.

O sacerdote acrescentou que “ela amava o trabalho que realizava. Era feliz por ser religiosa. Cada vez que falava com sua família, através da Internet, estava muito contente”.

Do mesmo modo, o Pe. Collins indicou que os católicos de Derry, sua cidade natal, estão devastados, mas também comovidos porque “ela foi muito valente no mundo em que vivemos hoje: deu tudo e deixou tudo para trás” para servir a Deus e seu povo.

“Seu legado persistirá nas pessoas cujas vidas foram transformadas por ela no Equador. Seu testemunho e exemplo serão, na minha opinião, uma inspiração para muitos jovens de hoje, não só para a vida religiosa, mas para seguir a voz do seu coração para usar os dons que Deus te deu para o bem de outros”, disse o Pe. Collins.

Por sua parte, Dom Donal McKeown, Bispo de Derry, destacou que o testemunho da religiosa “não só reflete sua generosidade ao responder o chamado de Deus, mas também o que as gerações de jovens idealistas que entregaram suas vidas e seus talentos ao serviço do povo de Deus no mundo”.

Os restos da irmã Claire chegarão a Dublin na próxima sexta-feira. Seu funeral será na igreja de sua comunidade.

O terremoto do dia 16 de abril é considerado no Equador como o mais desastroso depois do sismo que ocorreu no ano 1979. Causou a morte de mais de 650 pessoas, 4.605 ficaram feridas e cerca de 100 desaparecidos.

Publicado originalmente em National Catholic Register (http://www.ncregister.com/).

Confira também: