O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Valdemir Ferreira dos Santos como Bispo da Diocese de Amargosa (BA) e Padre Arnaldo Carvalheiro Neto como Bispo Coadjutor de Itapeva (SP).

O novo Bispo de Amargosa (BA), Dom Valdemir Ferreira, nasceu em 30 de março de 1960, em Nova Canaã (BA). Cursou Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG) e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma.

Em 6 de setembro de 1987, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Em 17 de março de 2010, foi nomeado Bispo de Floriano (PI), tendo como lema episcopal “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17).

Natural de São Paulo, o novo Coadjutor de Itapeva, Padre Arnaldo, nasceu em 11 de abril de 1967. Estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras na UNISAL, em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (SP). Frequentou cursos de Direção Espiritual no “Institute for Spiritual Leadership” em Chicago, nos Estados Unidos, e de Capelania Hospitalar no “Mater Misericordiae Hospital” em Dublin, na Irlanda. Além disso, obteve a Licenciatura em “Pastoral Counseling” na “Loyola University of Chicago”.

Padre Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na Diocese de Araçatuba. Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da Paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da Paróquia Saint Roman, em Chicago. Além disso, foi Diretor Espiritual do Instituto Teológico “Rainha dos Apóstolos” em Marília (SP). Atualmente, era Pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP) e Reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP).