Durante a Missa matutina na Casa Santa Marta, o Papa Francisco recordou que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida; entretanto, advertiu que há fiéis que não vivem com coerência o Evangelho e acabam se convertendo em cristãos errantes ou em “múmias espirituais”, porque ficam parados e não avançam, “não fazem mal, mas também não fazem bem”.

Em sua homilia, o Santo Padre refletiu sobre as palavras de Jesus a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” e “o que me viu, viu o Pai”.

Recordando que “Jesus é o caminho justo da vida cristã”, o Pontífice assinalou que é importante verificar constantemente se o seguimos com coerência ou se a experiência de fé foi perdida ou interrompida ao longo do caminho. Por este caminho, advertiu, “se encontram diversos tipos de cristãos: ‘cristãos múmias’, ‘cristãos errantes’, ‘cristãos teimosos’, ‘cristãos meio-termo’”.

O Papa explicou as características de cristãos confusos, começando antes de tudo pelo cristão que “não caminha”, que dá a ideia de ser um pouco “embalsamado”.

“Um cristão que não caminha, que não percorre a estrada, é um cristão um pouco ‘paganizado’: fica ali, parado, não vai avante na vida cristã, não faz florescer as bem-aventuranças em sua vida, não faz obras de misericórdia… É estático. Desculpem-me a palavra, mas é como se fosse uma ‘múmia’, uma ‘múmia espiritual’. Parados… Não fazem mal, mas não fazem bem”, advertiu.

Em seguida, o Pontífice explicou que também há cristãos instados. Disse que embora quando se caminha pode-se errar a estrada, mas isso não é o pior. Para o Papa, “a tragédia é ser teimosos e dizer ‘este é o caminho’ e não deixar que a voz do Senhor nos diga ‘volte atrás e retome o caminho certo’”.

Do mesmo modo, disse que existem cristãos que “caminham, mas não sabem para onde vão”.

“São errantes na vida cristã, vagantes. A vida deles é vagar, aqui e ali, e perdem assim a beleza de se aproximar de Jesus na vida de Jesus. Perdem o caminho porque vagam e, muitas vezes, esse vagar, vagar errante, os levam a uma vida sem saída: o muito vagar se transforma em labirinto e depois não sabem sair. Perderam o chamado de Jesus”.

Estes cristãos “não têm bússola para sair e vagam; procuram. Há outros que no caminho são seduzidos por uma beleza, por algo e param na metade do caminho, fascinados por aquilo que veem, por aquela ideia, por aquela proposta, por aquela paisagem … E param! A vida cristã não é um fascínio: é uma verdade! É Jesus Cristo!”, expressou.

Antes destas reflexões, Francisco convidou os fiéis a questionar-se “como vai o caminho cristão que iniciei no Batismo? Está parado? Errei o caminho? Vago continuamente e não sei aonde ir espiritualmente? Paro diante das coisas que gosto: a mundanidade, a vaidade ou vou sempre adiante, tornando concretas as bem-aventuranças e as obras de misericórdia? ”

O Papa recordou que o caminho de Jesus está cheio de consolações, de glória e também de cruzes, mas sempre com a paz na alma. E exortou a que perguntemos como é o nosso caminhar.

“Esta é a nossa pergunta do dia, façamo-la, cinco minutinhos. Como eu sou neste caminho cristão? Parado, errante, vagando, parando diante das coisas de que gosto ou diante de Jesus ‘Eu sou o caminho’? E peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a caminhar bem, sempre! E quando nos cansarmos, façamos uma pequena pausa e avante. Peçamos esta graça”, concluiu.

Leitura do dia

Evangelho (João 14,6-14)

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta! ” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Confira também: