A Santa Sé informou na terça-feira, 26 de abril, que o Papa Francisco nomeou Dom Juan de la Caridade García Rodríguez como novo Arcebispo de Havana (Cuba), no lugar do Cardeal Jaime Ortega Alamino, que deixou o cargo de acordo ao cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Dom García Rodríguez é atualmente como Arcebispo de Camagüey. Em um comunicado, a Arquidiocese de Havana expressou sua gratidão ao Santo Padre pela nomeação e informou que a data de posse do novo arcebispo será anunciada em breve.

“Junto a nossos agradecimentos a Deus e ao Papa Francisco por esta nomeação, elevamos nossas orações ao Senhor a fim de que continue derramando sobre Dom Juan García, nosso novo Pastor, os dons do Espírito, que lhe ajude a cumprir esta nova missão que o Papa lhe confiou”, assinalou o Arcebispado de Havana.

O comunicado, difundido na página da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), indicou que “a nomeação de Dom Juan García como Arcebispo de Havana aconteceu logo depois que Papa Francisco aceitou a renúncia que o Cardeal Jaime Ortega Alamino apresentou em 18 de outubro de 2011 ao então Papa Bento XVI, tal como estipula o cânon 401, parágrafo 1 do Código de Direito Canônico, que estabelece a apresentação da renúncia ao completar 75 anos”.

Do mesmo modo, “testemunhas do grande trabalho pastoral que o Cardeal Jaime Ortega Alamino desempenhou desde que o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Pinar del Rio em 1978, e logo Arcebispo de Havana em 1981, expressamos nossa gratidão ao Sr. Cardeal pela sua docilidade à ação do Espírito Santo em guiar o rebanho que lhe foi confiado”.

O novo Arcebispo

Dom Juan de la Caridade García Rodríguez nasceu em Camagüey no dia 11 de julho de 1948, em uma família simples – seu pai era trabalhador ferroviário e sua mãe dona-de-casa, tiveram vários filhos.

Ingressou no Seminário “São Basilio Magno” em Cobre e concluiu sua formação teológica no Seminário “São Carlos e São Ambrósio” de Havana (atual Centro Cultural Pe. Félix Varela). Foi ordenado sacerdote em 1972, quando ainda não havia completo 24 anos de idade.

No dia 15 de março de 1997, foi nomeado Bispo Auxiliar de Camagüey e recebeu a ordenação episcopal no Templo de Nossa Senhora das Mercedes na cidade de Camagüey, em 7 de junho desse mesmo ano, com a imposição das mãos de Dom Adolfo Rodríguez Herrera, o qual também o ordenou presbítero. Seu lema episcopal é: “Ide e anunciai o Evangelho”.

Entre outros cargos, Dom García Rodríguez foi presidente da Primeira Assembleia Nacional de Missões, realizada em Havana em 2006. Representou o Episcopado cubano na V Assembleia Geral de Aparecida (2007) e convidou Bento XVI para visitar Cuba.

Em fevereiro de 2007, foi nomeado membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz, celebrou em 2008 a beatificação do Irmão Olallo Valdés e iniciou o processo de beatificação de seu antecessor, o Servo de Deus Dom Adolfo Rodríguez Herrera.

Atualmente serve como membro do Comitê Permanente da COCC e Presidente das Comissões Nacionais de Missões e Família. Representou o Episcopado no Sínodo da Família em 2014.