“Fátima – O dia em que o Sol bailou” é um espetáculo multidisciplinar promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do Centenário das Aparições, a ser comemorado em 2017. A obra estreia em Portugal e, em seguida será apresentado no Brasil.

Trata-se de um projeto que, focando nas aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX.

A obra foi encomendada pelo Santuário à Vortice Dance Company, residente em Fátima, que este ano completa 15 anos de existência, tendo um trabalho marcado por uma intensa atividade no exterior e premiações internacionais.

A pré-estreia do espetáculo, reservada às escolas e colégios de Fátima e Leiria, está marcada para o dia 11 de maio, às 14h30, e a estreia para o dia 13, às 21h, no grande auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima. Haverá ainda outra apresentação no dia 15, às 16h.

Após essas apresentações em Fátima, o espetáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança, e no Brasil, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.

Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora “vestida toda de branco, mais brilhante que o sol” diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o tempo presente.

O luminoso quadro da Senhora apontando o terço como instrumento para a paz no mundo, o dramático quadro do inferno como horizonte da autorreferência humana, o quadro belo e desafiante do Coração sem mancha que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos.

O espetáculo, com uma linguagem contemporânea, cruza várias disciplinas artísticas como a dança, o vídeo, o vídeo mapping, a figuração em holograma, a cenografia 3D, figurinos recicláveis e junta artistas de diferentes nacionalidades que, interpretando o sentido e o alcance da mensagem de Fátima, procuram projetá-la à luz dos nossos dias.

Confira também: