A Arquidiocese de Xalapa, liderada pelo seu Arcebispo, Dom Hipólito Reyes Larios, lamentou “profundamente o terrível acidente” ocorrido no Complexo Petroquímico Pajaritos de Coatzacoalcos no estado mexicano de Veracruz, o qual causou a morte de 13 pessoas e deixou mais de 130 feridos.  

A explosão ocorreu na última quarta-feira, 20, aproximadamente às 15h15 no complexo propriedade de Mexicanos (Pemex), operada pela empresa particular Mexichem.

As autoridades ainda não determinaram as causas da explosão, mas disseram que poderia ter sido um vazamento, o qual provocou um incêndio e uma enorme nuvem de fumaça na Petrochemical Vinil.

Luis Felipe Puente, da Proteção Civil, informou que 18 pessoas estão desaparecidas e outras 13 foram hospitalizadas em estado graves em diversos hospitais. O número de mortos ainda deve subir, pois há uma área na qual não puderam ingressar.

Como medida de segurança, as autoridades retiraram cerca de duas mil pessoas que vivem nas áreas vizinhas deste local.

O Governo de Veracruz, informa Efe, pediu a população que evite sair nas ruas durante o dia, pois poderiam correr o risco de sofrer queimaduras ou afecções na pele por causa dos gases químicos que permanecem no ambiente depois da explosão.

A Arquidiocese de Xalapa, em um comunicado assinado pelo Pe. José Manuel Suazo, Diretor do Escritório de Comunicação Social, elevou “a Deus suas orações pelas numerosas vítimas”.

“Junto com nossas orações lhes expressamos nossa solidariedade fraterna. Através de Cáritas Diocesana, estaremos atentos às necessidades para realizar a caridade”, indicaram.

“Deus conceda a vida eterna às pessoas que faleceram e conceda o consolo espiritual a todos nossos irmãos que foram atingidos por este incêndio”, conclui o comunicado.

Confira também: