O fundador e responsável mundial do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, mostrou seu apoio ao Papa Francisco pela exortação apostólica Amoris Laetitia com uma breve análise de seu conteúdo.

Amoris Laetitia é o resultado das reflexões do Santo Padre a partir dos Sínodos dos Bispos sobre a Família realizados no Vaticano em 2014 e 2015. A exortação é formada por 9 capítulos e 325 pontos.

A seguir, apresentamos o pronunciamento completo da equipe internacional do Caminho, formada por Kiko Argüello, Carmen Hernández e o sacerdote Mario Pezzi:

Advertimos a preocupação do Santo Padre de sair ao encontro de milhares e milhares de cristãos que assolados pelo ambiente social e familiar sofreram o trauma de um novo matrimônio.

- O Santo Padre quer que não se sintam excomungados, lamenta este sofrimento, quer que se sintam amados, reza por eles e os acolhe tentando ajudá-los.

- Neste sentido, esta Exortação apostólica tem uma grande importância a fim de chamar e acolher as pessoas afastadas da Igreja. Com isto, o Papa mostra uma imensa liberalidade que lhe dá honra e que nos leva a pensar que tem uma assistência especial do Espírito Santo neste momento da Igreja.

- O problema do discernimento dos pastores, sacerdotes e bispos, caso por caso, não deve nos assustar em um ato de enorme caridade aos mais débeis, e o Senhor proverá porque assiste sempre à sua Igreja.

- Obrigada Santo Padre e siga em frente. Recordo a frase de Quixote: “Ladram Sancho, cavalgamos!”

Ânimo Pai, o Caminho Neocatecumenal reza por você.

O Caminho Neocatecumenal é uma iniciativa cristã de adultos aprovada de maneira definitiva pela Santa Sé em 2008. Conta com mais de um milhão de pessoas em todo mundo e está presente nos cinco continentes. Entre seus frutos estão as numerosas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, as famílias missionárias e os catequistas itinerantes.

Confira também: