No dia 29 de abril, a Fontana di Trevi, um dos pontos turísticos e emblemáticos em Roma (Itália), ficará vermelha em homenagem aos mártires cristãos.

O evento é organizado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) da Itália e busca “chamar a atenção sobre o drama da perseguição anticristã”.

Em um comunicado publicado em sua página, ACN manifestou que com esta iniciativa “esperamos entoar o prelúdio de uma reação duradoura e concreta em todo lugar, a fim de que os perseguidos do século XXI possam voltar, o quanto antes, a usufruir plenamente de seu natural direito à liberdade religiosa”.

Os organizadores acrescentaram que “a violação sistemática do direito de liberdade religiosa deve se tornar um tema central no debate público”.

Durante o evento intervirão Dom Antoine Audo, Bispo caldeu de Aleppo (Síria), e o Cardeal Mauro Piacenza, Presidente internacional da ACN.

O Iraque e a Síria são dois dos países onde há uma grave perseguição aos cristãos.

Na Síria os cristãos estão no meio do fogo do Estado Islâmico, dos grupos rebeldes e das forças do governo. Milhares de cristãos deixaram tudo por negar-se a rechaçar sua fé e muitos estão em acampamentos de refugiados onde vivem em condições muito precárias.

Até agora, várias associações como Comunhão e Libertação, Cáritas Itália, Movimento Cristão de Trabalhadores, Movimento dos Focolares, organizações a favor da vida, entre outros aderiram à iniciativa.

Confira também: