Jovens e Bispos de todo o Brasil se encontraram no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), no último fim de semana, em decorrência da primeira Romaria da Juventude, coincidindo com a 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que decorre desde o dia 6 e segue até o dia 15.

As centenas de jovens e Prelados participaram juntos da Missa de encerramento da Romaria, no domingo, 10, no Santuário Nacional.

Antes da celebração, a juventude realizou uma procissão do estacionamento superior do Santuário até a Porta Santa da Basílica.

De acordo com o portal A12, do Santuário Nacional, durante a caminhada, os jovens foram saudados pelos Bispos referenciais da Juventude.

“Nós queremos a juventude no coração dos bispos e os bispos no coração da juventude. Em outras palavras, nós queremos uma Igreja jovem, apaixonada pela vida, pela missão de levar ao povo do Brasil a mensagem de Jesus, de vida e esperança. Deus abençoe a juventude do Brasil”, declarou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso.

No templo, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada, entre outros, pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, o qual realizou a pregação do retiro dos bispos, nos dias 9 e 10.

Ao proferir a homilia, o Cardeal Ravassi expressou uma saudação aos jovens e bispos, “em nome do Papa Francisco”.

Ele falou aos presentes sobre a importância de se ter presente o Cristo, que “nos fala e alimenta”, ao “regressar como suas testemunhas na vida cotidiana que nos espera”.

Ao admitir que a vida cotidiana, com suas horas e dias, parece passar rapidamente, o Cardeal ressaltou que “se somos irradiados pelo amor, o cinzento se torna luz, a aridez se transforma em fecundidade e, quando o sol brilha, torna-se espelho do céu”.

“Cada ato de egoísmo e avidez é uma morte. Cada ato de amor e misericórdia é uma ressurreição”, completou.

Romaria da Juventude

A primeira Romaria da Juventude foi organizada pela CNBB como parte do projeto ROTA 300, cuja programação é uma preparação para o Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Também foi incorporado no projeto JUMI – Juventude em Missão, do Santuário Nacional.        

Com o tema “Juventude com Cristo na casa de Maria”, o evento reuniu diversas expressões juvenis e contou com momentos de formação, espiritualidade, shows, atrações culturais, além da Missa e de uma vigília de sábado para domingo no Santuário de Aparecida.

#RomariaDaJuventude na Porta Santa do Santuário Nacional de Aparecida, dentro da programação da Romaria. Vamos rezar juntos nesta madrugada? Essa #vigília pode marcar a sua vida!

Publicado por Jovens Conectados em Sábado, 9 de abril de 2016

Para o Padre José Antônio, Assessor da Juventude na Diocese de Jales (SP), uma frase aprendida durante o encontro resume o que foi esta Romaria: “‘Somos jovens, somos muitos, somos Igreja, somos um, sem medo de ser feliz”, declarou ao portal A12.

Caroline Gomes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), destacou ao site da CNBB a unidade a partir da inciativa da Comissão Episcopal para a Juventude, que “ofereceu um evento para todos, Pastoral da Juventude, Movimentos, Comunidades”.

A jovem ressaltou ainda o momento da vigília, quando “cada bispo pode falar um pouquinho para a gente sobre o jovem. Segundo ele, os Prelados os incentivaram, “acima de tudo, a continuar firme, tendo Nossa Senhora como nossa intercessora e Mãe”.

Confira também:

Mais em