O Papa Francisco recebeu na manhã de hoje uma delegação do Conselho Metodista Mundial, aos quais disse que embora ainda falta muito trabalho para obter a comunhão desejada, esta aumenta “quando servimos juntos aos necessitados”.

Durante o encontro, o Pontífice recordou que há cinquenta anos começaram os trabalhos da comissão teológica mista entre católicos e metodistas. Disse que, apesar das diferenças que ainda permanecem, o diálogo entre uns e outros, “baseado no respeito e na fraternidade”, enriquece ambas as comunidades.

Depois, citou um documento que está sendo preparado, o qual parte da adesão metodista à Declaração comum sobre a Doutrina da Justificação que fala sobre o chamado à santidade.

“Católicos e metodistas – indicou o Papa – têm muito que aprender uns dos outros sobre como compreender e viver a santidade. É verdade que não pensamos da mesma maneira a respeito de muitas questões relativas aos ministérios ordenados e à ética; ainda há muito o que fazer”.

“Entretanto, nenhuma destas diferenças é obstáculo para amarmos e darmos um testemunho comum diante do mundo. Nossa vida na santidade deve sempre incluir o serviço de amor ao mundo. Quando servimos juntos quem precisa, nossa comunhão aumenta”, afirmou o Papa.

Durante o encontro, Francisco também expressou sua alegria pela abertura em Roma de um Escritório Ecumênico Metodista como “um sinal da intensificação das relações e, especialmente, do desejo comum de superar os obstáculos que impedem de entrar em uma comunhão plena”.

Confira também: