Se alguma vez você se perguntou quais são os pratos favoritos do Papa Francisco, Bento XVI ou São João Paulo II, agora poderá encontrar a resposta para essa e outras dúvidas culinárias no novo livro intitulado ‘The Vatican Cookbook’, escrito por três guardas suíços.

O livro de cozinha do Vaticano é um projeto de David Geisser, jovem guarda suíço e chef profissional; Erwin Niederberger, sargento da Guarda a Suíça; e Daniel Anrig, ex-comandante da instituição militar cuja missão é custodiar o Santo Padre.

O texto, publicado originalmente em alemão, já está à venda em inglês. Pode ser adquirido através da página de compras Amazon e pela editoria Sophia.

Em declarações ao Grupo ACI, Niederberger disse que a Guarda Suíça tinha o projeto de publicar um livro sobre “sua história, torná-la popular na Suíça e, deste modo, animar os jovens a unir-se, pois os recrutas provêm daí”.

A ideia de escrever um livro de culinária do Vaticano foi do Coronel Daniel Anrig, que nesse então era comandante da Guarda Suíça.

“Um dia, ele estava procurando informação na Internet sobre os novos recrutas. Um deles era David Geisser. Anrig viu que ele já havia publicado dois livros de cozinha na Suíça. Percebemos que havia entre nós um jovem com incríveis habilidades culinárias e um grande talento para escrever”, disse o sargento.

Os autores apresentaram o projeto do livro a várias editoras na Suíça, Alemanha e Áustria, mas muitas não demostraram interesse. Finalmente a editoria Suíça Werd and Weber aceitou esta publicação.

“No início não queríamos que fosse apenas um livro de cozinha, mas um livro para mostrar aos leitores o que existe por trás da vida cotidiana no Vaticano e na dos próprios guardas suíços”, disse o sargento ao Grupo ACI.

Deste modo, começou o trabalho de redação. Niederberger comentou que os autores entrevistaram vários guardas suíços e a algumas pessoas importantes da Santa Sé. Também estudaram a história da Guarda Suíça e percorreram vários lugares importantes do Vaticano.

As fotografias para o livro foram tiradas por Katarzyna Artymiak, que já havia realizado trabalhos para o calendário da Guarda Suíça.

Niederberger indicou que o livro “foi um êxito” e que “quando o apresentamos ao Papa Francisco e ao Papa Emérito Bento XVI, ambos ficaram muito contentes com ele, especialmente pelos cardápios deles que nós escolhemos”.

Em 2015, o texto foi traduzido ao francês e ao italiano. O sargento assinalou que logo sairão as edições em espanhol, polonês, coreano e esloveno.

Acrescentou que parte do dinheiro arrecadado com a venda do livro será doado à campanha ‘One Human Family, Food for all’ (Uma Família Humana, Comida para todos) impulsionada pela Cáritas para diminuir a fome no mundo.

Alguns pratos favoritos dos Pontífices

Os pratos favoritos do Papa Francisco são os clássicos alfajores argentinos e o doce de leite, ‘la colita del cuadril’ (carne de vaca), os salgadinhos de pepperoni e a ‘pizza a cavalo’.

Bento XVI prefere o kirschenmichel, uma sobremesa alemã feita com pãozinhos, canela, cravo, baunilha, amêndoas e cerejas; porco no forno com dumplings (um sanduíche chinês); e salada de salsichas de Regensburg.

São João Paulo II gostava de pierogi, um prato polonês com massas recheadas de vegetais; fleischvogel, um enroladinho de carne; e o kuchen, uma sobremesa feita com maçã.

No texto também há algumas receitas de comida italiana e da Guarda Suíça como Porco Assado, comidas com polenta e frango e tiramisú (sobremesa típica do país). Além disso, colocaram neste livro algumas orações rezadas pelos guardas suíços, como a bênção dos alimentos.

Confira também:

Mais em