A profunda crise de violência pela qual a Venezuela está passando teve uma nova vítima: o sacerdote católico Darwin Antonio Zambrano Gámez, de 38 anos, assassinado na noite de 30 de março na cidade de San Cristóbal, localizada ao sudoeste do país.

De acordo com a imprensa local, o sacerdote foi assassinado em um suposto roubo à mão armada, enquanto fazia esporte. As autoridades estão fazendo as respectivas investigações.

O Pe. Zambrano Gámez era Vigário da paróquia San José de Bolívar.

Caracas, capital da Venezuela, foi considerada no começo deste ano a cidade mais violenta do mundo, com um total de 3.946 homicídios durante 2015 em uma população de 3 milhões 291 mil habitantes.

Na relação anual elaborada pela organização mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal, a qual reúne as 50 cidades mais violentas do mundo, destacam outras sete localidades venezuelanas: Maturín, Valência, Cidade Guayana, Barquisimeto, Cumaná, Grande Barcelona e Maracaibo.

O Bispo de San Cristóbal, Dom Mario Moronta, e os sacerdotes da Diocese venezuelana expressaram em um comunicado “profundas condolências” aos familiares do sacerdote “e compartilham a dor da sua morte inesperada”.

A Diocese local assegurou que o sacerdote assassinado “será recordado pelo seu espírito de serviço, sentido de humor e permanente alegria”.

“Tanto o Bispo, como os familiares e o Presbitério da Diocese esperam que as investigações esclareçam este crime e encontrem os responsáveis a fim de que a justiça seja feita”.

Confira ainda: