O Papa Francisco enviará aos cristãos refugiados em Erbil, no Curdistão iraquiano, vários paramentos litúrgicos como doação e sinal de proximidade, aproveitando a viagem que uma delegação da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) realizará a esta cidade, informou o Bispo de Carpi (Itália), Dom Francesco Cavina.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Prelado assinalou que a viagem da delegação da ACN será entre os dias 1º e 4 de abril. “Assim que o Santo Padre soube desta minha viagem com a ‘Ajuda à Igreja que Sofre’, me telefonou expressando o desejo de enviar uma doação aos nossos irmãos na fé iraquianos”, indicou Dom Cavina.

Além disso, o Pontífice entregou ao Bispo de Carpi uma carta na qual louva a viagem organizada pela ACB, “iniciativa que expressa amizade, comunhão eclesial e proximidade a muitos irmãos e irmãs, cuja situação de aflição e de tribulação profundamente me entristece e nos convida a defender o inalienável direito de toda pessoa a professar livremente a própria fé”.

Dom Cavina acrescentou que Francisco convida a “não esquecer o drama da perseguição”, destacando que “o testemunho de fé corajosa e paciente de muitos discípulos de Cristo representa para toda a Igreja um chamado a redescobrir a fonte fecunda do Mistério Pascal do qual obter energia, força e luz para um novo humanismo”.

“A misericórdia – prossegue o Papa –, convida-nos a inclinar-nos a estes nossos irmãos para enxugar suas lágrimas, para curar suas feridas físicas e morais, para consolar seus corações dilacerados e talvez desfalecidos. Não se trata somente de um ato imperioso de caridade, mas de um socorro ao próprio corpo, porque todos os cristãos, em virtude do mesmo batismo, são ‘um’ em Cristo”.

Visita a Erbil

A respeito da viagem, o Prelado informou que a delegação se encontrará com Dom Bashar Matti Warda, Arcebispo caldeu em Erbil, com quem visitarão os centros de refugiados no subúrbio de Ankawa, local de maioria cristã, entre estes também está o vilarejo Padre Werenfried (fundador de ACN), onde vivem 175 famílias, em 150 casas pré-fabricadas doadas pela fundação pontifícia.

Alessandro Monteduro, diretor de ACN na Itália, recordou que a fundação pontifícia auxiliou os cristãos iraquianos do primeiro momento da perseguição do Estado Islâmico (ISIS): “Doamos alimentos, casas e escolas a fim de que pudessem viver dignamente. Sem jamais esquecer o apoio pastoral, de modo que os cristãos pudessem viver plenamente sua fé. Uma fé à qual corajosamente jamais quiseram renunciar mesmo correndo perigo de vida”.

Confira também: