Em sua última coluna semanal titulada “Semana Santa e o Suprema Corte” Dom José Horácio Gómez, Arcebispo de Los Angeles, denunciou que a administração Obama viola a liberdade religiosa das instituições quando exige que elas paguem planos de saúde que incluem cobertura para anticoncepcionais, o aborto e a esterilização.

O Prelado indicou em sua coluna semanal deste 23 de março, Quarta-feira Santa, que a Suprema Corte escutará os argumentos orais do caso Zubik vs. Burwell que “trata inteiramente a respeito da maneira em que vivemos nossa fé em Jesus Cristo”.

Este caso compreende 35 processos de instituições religiosas que assinalam que sua liberdade religiosa está sendo violentada pelo mandato abortista. Entre elas estão as Irmãzinhas dos Pobres (Little Sisters of the Poor), uma ordem religiosa do Colorado que se dedica a atender e acolher doentes e moribundos; e o Thomas Aquinas College, uma universidade católica em Los Angeles.

“Tudo isso está em jogo neste caso que vai ser apresentado ante a Suprema Corte. Ao procurar o controle total que permita determinar o que as instituições religiosas podem ou não podem fazer na sociedade, o governo está ameaçando a base das nossas liberdades”, manifestou o Prelado.

O Arcebispo de Los Angeles explicou ainda que a liberdade religiosa não é só o “direito de reunir-se para o culto ou a orar em privado” mas significa outrossim que os cristãos temos “plena liberdade para viver nossa fé em público, para expressar pontos de vista morais, para trabalhar e dirigir empresas e instituições de uma maneira que reflita suas convicções morais”.

Nas redes sociais surgiu a hashtag #LetThemServe (Deixem-nas Servir) de apoio às Little Sisters of the Poor, o caso está sendo julgado hoje e caso as religiosas percam a ação na justiça a multa anual por não pagar os planos indicados pelo mandato do Ministério de Saúde americano pode chegar aos 70 milhões de dólares. Vale reforçar que a lei já abriu exceção para a Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dioceses Católicas, hospitais e obras de caridade, categoria na qual se enquadram as Irmãzinhas. 

Confira também: