Os Bispos portugueses expressaram a intenção de defender a continuidade do uso da língua portuguesa nos trabalhos da Congregação para as Causas dos santos. Conforme a agência de notícias Ecclesia, do episcopado português, a decisão dos Prelados se dá frente a recentes orientações recebidas do Dicastério Vaticano sinalizando possível retirada do português entre os idiomas admitidos.

O porta-voz do episcopado de Portugal, Padre Manuel Barbosa, explicou a Ecclesia que o organismo responsável pelo acompanhamento dos processos de beatificação e canonização invoca “dificuldades logísticas” para sua pretensão de eliminar o português do conjunto de línguas de trabalho.

Segundo ele, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Manuel Clemente, expressou a intenção de continuar a defender o uso do idioma português na Congregação.

Padre Barbosa recordou ainda que o uso do idioma “foi determinado por uma instrução da Santa Sé, a Sanctorum Mater de 17 de maio de 2007, no nº 127: ‘As línguas admitidas junto da Congregação para o estudo das causas são: latim, francês, inglês, italiano, português e espanhol’”.

Entretanto, sublinha o site, “as orientações em sentido contrário que agora chegam da Congregação para as Causas dos Santos” invocam “dificuldades no domínio da língua portuguesa por parte de alguns membros do Dicastério”.

Diante disso, o tema será abordado na próxima Assembleia Plenária da CEP, que acontecerá de 4 a 7 de abril.

O porta-voz dos Bispos esclarece que o objetivo é chegar a “um modo de proceder quanto à defesa da continuidade do uso da língua portuguesa, concretamente na Congregação para as Causas dos Santos”, em “coordenação e sintonia” com as demais conferências episcopais dos países lusófonos, “em particular o Brasil”.