Em uma das páginas do novo livro “Querido Papa Francisco”, o Pontífice revelou uma travessura de sua infância, quando servia como coroinha em uma Missa celebrada em latim.

O Santo Padre contou a anedota ao responder a Alessio, um menino italiano de 9 anos de idade, que lhe perguntou: “alguma vez esteve perto do sacerdote como coroinha?”.

Esta foi a resposta do Papa:

“Querido Alessio, sim, fui coroinha. E você? Que tarefa você tem entre os coroinhas? Sabia que agora é mais fácil do que antes? Você deve saber que, quando eu era criança, a Missa era celebrada de forma diferente que é celebrada agora. Então, o sacerdote olhava para o altar, que estava junto da parede, e não para as pessoas. O livro que lia durante a Missa (o missal) ficava ao lado direito do altar. Mas, antes da leitura do Evangelho, sempre tinha que ser colocado do lado esquerdo. Essa era a minha missão: levar o livro da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita. Era cansativo! O livro era pesado! Eu o levava com toda minha energia, mas não era tão forte: em uma ocasião peguei o livro e caí, aí o sacerdote teve que me ajudar. Que trabalho eu fiz! A Missa não era em italiano naquele tempo. O sacerdote falava, mas eu não entendia nada, nem meus amigos. Desta maneira, para nos divertir imitávamos o sacerdote, misturando um pouco as palavras para inventar frases estranhas em espanhol. Nos divertíamos e realmente desfrutamos muito ajudando na Missa”.

“Querido Papa Francisco” foi editado pela editora Loyola. O livro já está a venda na maioria de países da América Latina e oferece as respostas do Papa Francisco a 30 cartas de crianças entre 6 e 13 anos. Os editores receberam 259 cartas enviadas de 26 países diferentes, como Albânia, China, Nigéria e Filipinas.

Confira também: