Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promove nos dias 4 e 5 de março as “24 horas para o Senhor”, quando Igrejas de todo o mundo vão abrir as portas durante um dia para que fiéis busquem o Sacramento da Reconciliação. Mas, na capital fluminense a iniciativa irá além e fará de praças públicas, estações de metrôs e shoppings locais onde as pessoas poderão viver essa experiência.

“Essa é a terceira vez que acontece, e agora com o Ano da Misericórdia. Não se trata de manter a rotina tradicional de uma Paróquia, mas sim de encontrar locais missionários onde se possa manifestar a misericórdia de Deus”, explicou o coordenador de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, ao site da Arquidiocese.

Ele contou que foi uma proposta da Arquidiocese para “que sejam realizados em praças, ruas, onde encontrem pessoas que normalmente não vão às Paróquias”.

“São 24 horas para que as pessoas encontrem o Senhor, mas também para que a Igreja apresente Cristo às pessoas. Esse é o modo muito significativo de uma Igreja em saída”, declarou o sacerdote.

Membro da coordenação pastoral, Padre Ramón Nascimento, também recordou que “esse é um tempo de profunda oração, mas também de ação missionária”.

“O Papa pede para que não fiquemos num lugar comum, mas que possamos ir ao encontro daqueles que não estão nas nossas igrejas, daqueles que não estão nos nossos bancos. Por isso, há alguns anos cada vicariato da nossa arquidiocese tem se esforçado para realizar essas ações, e já tivemos experiências magníficas, como as confissões e adorações em um shopping e nas ruas”, relembrou.

A iniciativa é realizada desde 2014, motivada pelo Papa Francisco. Na Bula de convocação do Ano da Misericórdia, o Pontífice voltou a reforçar esta data, sublinhando que “será celebrada na sexta-feira e no sábado anteriores ao IV Domingo da Quaresma” e “deve ser incrementada nas dioceses”.

“Há muitas pessoas – e, em grande número, jovens – que estão a aproximar-se do sacramento da Reconciliação e que frequentemente, nesta experiência, reencontram o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da sua vida”, afirma o Santo Padre na Bula.

Para Pe. Ramón Nascimento, a proposta do “24 horas para o Senhor” é exatamente essa: “levar a experiência da misericórdia nesse tempo tão favorável da Quaresma, saindo do lugar comum e indo ao encontro do outro, proclamando a misericórdia e a graça de Deus”.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, a iniciativa será dividida por vicariatos e haverá confissões, Terço de Nossa Senhora e noite de louvor no América Shopping, no Recreio dos Bandeirantes; atendimento de confissões, Via-Sacra e evangelização nos Arcos da Lapa; momentos de louvor, adoração, pregação e confissão na Capela São João Paulo II, no Shopping Via Brasil, em Irajá, e na capela do Hospital Geral de Bonsucesso.

As atividades acontecerão ainda no calçadão de Bangu, com missa seguida de show da cantora Ziza Fernandes e vigília. A Praça da Estação do Metrô Estácio acolherá momento de adoração com o Padre Antônio José, além de pregação, música e evangelização. No calçadão no Centro de Campo Grande também haverá a adoração, além de confissões e evangelização. E outro local que viverá essa iniciativa é a Pontifícia Universidade Católica, a PUC-Rio, onde haverá confissão, adoração, orações e Missa.

Confira também: