A Rádio Vaticano recordou que hoje, 21 de fevereiro, completa-se 15 anos desde que São João Paulo II criou Cardeal a Jorge Mario Bergoglio, entre outros 43 novos cardeais.

Alguns anos depois, em 27 de abril de 2014, o Papa Francisco declarou Santos a São João Paulo II e São João XXIII, em uma cerimônia histórica e sem precedentes, na qual reuniu os quatro Pontífices, com a participação do Papa Emérito Bento XVI.

João Paulo II, que criou 231 cardeais durante aproximadamente 27 anos de pontificado, assinalou em 2001 que eram “os primeiros cardeais criados no novo milênio” e destacou que, “de ter bebido em abundância nas fontes da misericórdia divina durante o Ano Santo”, a barca mística da Igreja se preparava para “’se fazer novamente ao largo’, para transmitir ao mundo a mensagem da salvação”.

“Juntos – disse o Papa peregrino – queremos içar as suas velas ao vento do Espírito, perscrutando os sinais dos tempos e interpretando-os à luz do Evangelho para responder às ‘eternas interrogações dos homens sobre o sentido da vida presente e futura, e sobre as suas relações recíprocas’”.

Um dos cardeais criados por João Paulo II foi Jorge Mario Bergoglio – hoje Papa Francisco –, como anunciou no Ângelus de 21 de janeiro de 2001, com o nome de outros cardeais.

Em 21 de fevereiro de 2001, véspera da solenidade da Cátedra de Pedro pronunciou a solene fórmula em latim.