No avião papal que o leva a Cuba para logo ir ao México, o Papa Francisco prometeu viajar a Colômbia se o governo e as FARC chegarem a um acordo de paz.

“Desejo ir à Colômbia, caso assinem um acordo de paz viajarei em 2017”, disse o Santo Padre durante diálogo com o jornalista colombiano Néstor Ponguta, correspondente da W Rádio em Roma.

O Pontífice se referiu desta forma aos diálogos de paz que se realizam em Havana e que ele mesmo animou nesta cidade quando visitou Cuba em setembro do ano passado.

Durante as habituais saudações a cada um dos jornalistas, no início de suas viagens internacionais a bordo do avião papal, Néstor Ponguta aproveitou para fazer esta pergunta ao Papa e dar de presente uma bolsa de café.

No último dia 23 de janeiro, o Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e Arcebispo de Tunja, Dom Luis Augusto Castro Quiroga, assegurou que o Pontífice visitará a Colômbia durante o primeiro ou no segundo trimestre de 2017.

O Prelado, junto ao Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubén Salazar Gómez; o Arcebispo de Villavicencio e Vice-presidente da CEC, Dom Óscar Urbina Ortega, e ao Bispo de Calama e Auxiliar de Cali e Secretário Geral da CEC, foram recebidos em audiência privada pelo Pontífice no Vaticano.

Logo depois da reunião, Dom Luis Augusto falou com os meios de comunicação e confirmou a intenção que o Santo Padre tem de visitar o país sul-americano.

Confira ainda: