Santa Sé apresentou nesta segunda-feira o programa do histórico encontro que em 12 de fevereiro terá o Papa Francisco com o Patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo (Kirill), em sua escala em Cuba antes de chegar ao México para sua visita apostólica.

O Papa Francisco partirá de Roma na sexta-feira 12 às 07:45h e aterrissa no aeroporto José Martí de Havana (Cuba), às 14:00 horas. Quinze minutos depois se realizará o encontro privado entre ambos líderes religiosos. Como se recorda, o Patriarca russo viajará a Cuba no marco de uma excursão que inclui o Brasil, Chile e Paraguai.

Após o encontro privado, às 16:15h haverá o intercâmbio de presentes e dez minutos depois assinarão uma declaração conjunta. Logo o Papa Francisco e o Patriarca Cirilo pronunciarão um discurso cada um.

Às 17:00 horas será a apresentação de delegações e meia hora depois o Santo Padre partirá para o México, aonde chegará às 19:30h.

O anúncio deste encontro se realizou no passado 5 de fevereiro através de um comunicado conjunto da Santa Sé e o Patriarcado de Moscou.

“Este encontro dos primados da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa Russa, preparado faz tempo e que será o primeiro na história marcará uma etapa importante nas relações entre as duas igrejas. A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou desejam que seja um sinal de esperança para todos os homens de boa vontade. Convidando a todos os cristãos a rezar com ardor para que Deus abençoe este encontro, que dê bons frutos”, expressou o texto.