Durante uma semana, entre os dias 24 e 31 de janeiro, católicos do mundo inteiro participaram do 51º. Congresso Eucarístico Internacional realizado nas Filipinas.

Peregrinos de mais de 70 países chegaram à ilha de Cebu, localizada ao sudeste de Manila, onde participarem de conferências, momentos de adoração eucarística e missas multitudinárias.

Cerca de cinco mil crianças receberam a Primeira Comunhão em uma emocionante cerimônia ao ar livre.

Entretanto, o momento principal do Congresso foi a procissão eucarística que reuniu dois milhões de pessoas nas ruas de Cebu, considerada como a maior procissão da história.

Os peregrinos encheram 5 quilômetros da rua em Cebu, eles seguravam suas velas acesas em uma festa de luz, fé, amor e esperança em torno a Cristo Eucaristia.

 

O Papa Francisco enviou um vídeo-mensagem no encerramento do Congresso Eucarístico Internacional, através do qual recordou que a Santa Missa também “transforma os corações” e “nos permite ser solícitos, proteger os pobres e vulneráveis, ser sensíveis ao grito de nossos irmãos e irmãs que estão passando por alguma necessidade”.

No vídeo, o Santo Padre recorda a visita que realizou ao país há um ano. “Pude constatar em pessoa a fé profunda e a capacidade de recuperação da população (por causa dos tufões). Sob a proteção do Santo Menino, o povo filipino recebeu o Evangelho de Jesus Cristo há uns 500 anos. Desde então, sempre deu ao mundo um exemplo de fidelidade e de profunda devoção ao Senhor e à sua Igreja”.