Cerca de seis mil consagrados e consagradas se reúnem em Roma (Itália) entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro para participar na semana conclusiva do Ano da Vida Consagrada, cujo programa indica uma audiência com o Papa Francisco.

A primeira atividade desta semana conclusiva é uma Vigília de oração na Basílica de São Pedro, presidida por Dom José Rodríguez Carballo, Arcebispo secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

No dia 29 de janeiro, às 7:45 na Sala Paulo VI vai acontecer uma Jornada comum para todos os tipos de vida consagrada, dedicada a refletir sobre os elementos essenciais da vida consagrada.

Segundo informações da Rádio Vaticano, no sábado, 30, e no domingo, 31, cada tipo de vida consagrada desenvolverá um programa. As contemplativas se encontrarão na Universidade Urbaniana, a Ordem das Virgens Consagradas, na Universidade Antonianum, os Institutos Seculares, no Agustinianum, e os Religiosos e Religiosas de vida apostólica, na Universidade Lateranense.

No dia 1º de fevereiro, o Santo Padre receberá ao meio dia, na Sala Paulo VI, os religiosos e religiosas por ocasião da conclusão do Ano da Vida Consagrada. Em seguida, às 18h acontecerá o evento musical dirigido por Dom Marco Frisina.

Finalmente, na terça-feira, 2, realizarão uma peregrinação pelo Jubileu da Misericórdia às basílicas de Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. E, às 17:30, o Papa Francisco celebrará uma Missa na Basílica Vaticana.