Foi confirmada nesta segunda-feira mais uma viagem internacional do Papa Francisco para este ano. Em outubro, o Santo Padre irá à Suécia, conforme informou o Diretor da Sala de Imprensa da Senta Sé, Padre Federico Lombardi.

“O Papa irá a Lund, na Suécia, em 31 de outubro, onde participará de uma cerimônia conjunta entre a Igreja católica e a Federação Luterana mundial em virtude dos 500 anos da Reforma”, informa o comunicado, divulgado simbolicamente no último dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada nos países do hemisfério Norte desde o dia 18.

De acordo com a Rádio Vaticano, a Federação Luterana Mundial (LWF, na sigla em inglês) afirmou em uma nota que o Pontífice presidirá uma celebração ecumênica, juntamente com o presidente da Federação, o Bispo Munib A. Younan, e o secretário geral, Reverendo Martin Junge.

A Federação Luterana, que tem sua sede exatamente na cidade de Lund, explicou ainda que “a celebração vai dar destaque aos sólidos progressos ecumênicos entre católicos e luteranos e às conquistas recíprocas frutos do diálogo e será norteada pelo guia litúrgico católico-luterano ‘Oração Comum’, recentemente publicado”, que foi preparado pelo Pontifício Conselho para a Unidades dos Cristãos e pela Federação Luterana Mundial.

O presidente do Pontifício Conselho para a Unidades dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, está preparando a celebração. Há a colaboração da a Igreja na Suécia e da Diocese de Estocolmo.

Ainda não se sabe se a viagem teria outras etapas que poderiam se desenrolar em um único dia. O Papa também poderia ir à cidade vizinha de Malmoe, onde há grupos de imigrantes e que enfrenta graves problemas sociais.

Francisco será o segundo Papa a viajar para a Suécia. João Paulo II visitou o país escandinavo em junho de 1989.

A pequena comunidade católica espera o Papa com a esperança de que ele irá celebrar a canonização de Elizabeth Hesselblad, a primeira santa sueca depois de Santa Brígida, mas o programa ainda não está definido.

Confira também: