Os primados da Igreja Anglicana reunidos em Canterbury (Inglaterra) decidiram censurar a Igreja Episcopal (anglicanos nos Estados Unidos) por terem autorizado as uniões de pessoas do mesmo sexo, o que gerou uma série de tensões dentro desta confissão cristã.

Em um recente comunicado, os primados, reunidos na Inglaterra entre os dias 11 e 16 de janeiro, afirmam que “os últimos acontecimentos ocorridos na Igreja Episcopal com relação à mudança no seu cânon sobre o matrimônio, representam um afastamento fundamental da fé e ensinamento sustentado pela maioria de nossas províncias acerca da doutrina do matrimônio”.

Os primados assinalam que “a doutrina tradicional do matrimônio na Igreja em relação aos ensinamentos das Escrituras assinala que o matrimônio é a união entre um homem e uma mulher, para a vida inteira”.

No texto dos líderes anglicanos, indicam que “devido à seriedade destes assuntos, manifestamos formalmente que o distanciamento requerido será por um período de três anos. A Igreja Episcopal não nos representa mais em instituições ecumênicas ou inter-religiosas”.

Além disso, explicam, os episcopalianos não poderão “ser nomeados ou escolhidos em um comitê interno e, enquanto participem de organismos internos da Comunhão Anglicana, não poderão participar na tomada de decisões ou de qualquer assunto em relação à doutrina ou às políticas”.  

Alguns analistas afirmam que a reunião realizada durante esta semana em Canterbury poderia concluir em um cisma formal na Comunhão Anglicana, na qual os primados africanos e asiáticos se opõem a cada vez mais estendida aceitação, por parte de seus pares ocidentais, do “matrimônio” gay.

A crise anglicana

Em 2003, os episcopalianos norte-americanos tomaram a decisão de ordenar um bispo homossexual ativo, Gene Robinson, este fato provocou uma grave crise dentro da comunhão anglicana.

Entretanto, em julho de 2009, durante a convenção do Anaheim na Califórnia (Estados Unidos), os episcopalianos norte-americanos decidiram autorizar, por uma grande maioria de votos, que continuariam aprovando tais ordenações.

Um episódio que agravou ainda mais as tensões na comunhão anglicana foi o “matrimônio” de duas lésbicas do clero episcopaliano em Massachusetts (Estados Unidos).

A crise na comunhão anglicana levou muitos de seus membros, centenas de milhares, a solicitar ao Vaticano seu ingresso na Igreja Católica.

Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, a qual estabelece o modo através do qual os anglicanos, que assim o desejam, possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.