No ano em que a Igreja celebra o Jubileu da Misericórdia e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a iniciativa JUMI (Juventude em Missão) do Santuário Nacional de Aparecida vem como uma resposta aos apelos do Papa Francisco. Assim afirma o reitor do Santuário, Padre João Batista. A primeira atividade do JUMI, a Caminhada da Esperança, já tem inscrições abertas.

O projeto congrega uma gama de atividades para a juventude e encontros de espiritualidade. Acontece entre fevereiro de 2016 e julho de 2017. Para este ano, estão programadas três caminhadas, todas elas relacionadas aos grandes eventos vividos pela Igreja neste período: o Jubileu e a JMJ.

“Essas três caminhadas estão programadas como gesto concreto do Ano da Misericórdia porque, de acordo com o documento que o Papa escreveu sobre a Misericórdia, caminhar faz parte de uma ação em busca da misericórdia”, explicou Padre João Batista em entrevista à Rádio Aparecida.

Na Bula de convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco afirma que “a peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada”.

O reitor sublinhou que “o ser humano é um ser que caminha em busca da perfeição, do aperfeiçoamento”. Por isso, indicou, “vamos caminhar com este sentido de buscar a perfeição, ser perfeito como Deus é perfeito”.

A primeira atividade acontecerá entre os dias 13 e 14 de fevereiro, será a caminhada da Esperança, uma peregrinação com cerca de oito horas de duração, saindo do Santuário Nacional de Aparecida, com destino à Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP). Um  projeto dirigido pelo franciscano alemão Frei Hans Stapel desde o início da década de 80, as Fazendas são um dos projetos mais exitosos na recuperação dependentes químicos do mundo.

“A Fazenda da Esperança é um santuário da misericórdia de Deus. Ali muito jovens dependentes químicos vão com o objetivo de se recuperar. Vamos fazer essa caminhada como um incentivo àqueles que lá estão e um apelo à juventude no sentido de buscar a conversão”, afirmou Pe. João.

 Os peregrinos se encontrarão às 20h do dia 13 de fevereiro no Altar Central da Basílica, onde participarão da Santa Missa. Em seguida, serão acolhidos às 22h no auditório Padre Noé Sotillo, onde haverá atendimento de confissões àqueles que desejarem receber o Sacramento no Santuário até às 23h. Logo após, acontecerá a saída em procissão luminosa. 

No caminho, o grupo vai meditar o Terço da Misericórdia até a Igreja Santo Expedito, em Potim (SP), onde acontece a primeira parada e descanso. Os peregrinos seguem o roteiro com pequenas pausas para hidratação, alimentação e orações específicas para o momento.

A previsão de chegada à Fazenda da Esperança é por volta das 9h, onde os participantes da caminhada fazem um café da manhã. Haverá confissões àqueles que desejarem. Às 10h acontece a missa de encerramento.

Para participar da caminhada é necessária uma inscrição, para que o Santuário Nacional se prepara em relação ao suporte, atendimento e distribuição de kits aos que participarem.

Há possibilidade de transporte para o retorno da Fazenda. A opção pode ser assinalada durante a inscrição, com o valor de R$15,00. O pagamento deve ser feito de maneira online e o inscrito precisará portar comprovante de inscrição no dia do evento. 

A segunda caminhada será a das Bem-Aventuranças e, segundo Pe. João, será do dia 30 para 31 de julho, do Santuário de Frei Galvão, em Guaratinguetá, até o Santuário de Aparecida. Será uma atividade em consonância com a Jornada Mundial da Juventude, que estará acontecendo entre os dias 25 e 31 de julho, em Cracóvia, na Polônia. Assim, os brasileiros que não puderem ir para a JMJ, terão a possibilidade de vivê-la também no Brasil.

O reitor informou ainda que em setembro, entre os dias 17 e 18, acontecerá a Caminhada da Misericórdia, que seguirá do Santuário de Aparecida até o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP).

Pe. João Batista destacou que o objetivo da JUMI é promover uma “juventude em missão constante”. “Um jovem em missão está em missão o tempo todo, não é só quando ele está rezando”, acrescentou.

O projeto seguirá até o próximo ano, quando já está previsto “um encontro de quatro dias, em Aparecida, no mês de julho – 27, 28, 29 e 30 de julho. Nós queremos concentrar a juventude em Aparecida para várias atividades, não só religiosas, mas também de lazer, esportes”.

“Nós, como missionários que somos e moramos na Casa da Mãe Aparecida, queremos ajudar a Igreja no Brasil a abrir espaços para que a juventude possa ser Igreja com a Igreja”, concluiu o reitor.

Confira também:

Mais em