O Arcebispado de Santiago (Chile) informou sobre a conclusão do processo eclesiástico contra o sacerdote Manuel Enrique Hervia Olave, que foi absolvido depois de ter sido acusado de abusos sexuais em um orfanato no Chile em 2011. Após a sentença, o presbítero poderá voltar a exercer seu ministério sem nenhuma restrição.

 

 

Através de um comunicado divulgado ontem, o Arcebispado informou: “Logo após a conclusão do processo judicial penal realizado pela Santa Sé no Tribunal Interdiocesano de Santiago contra o presbítero Manuel Enrique Hervia Olave, denunciado supostamente de abuso sexual a menores, comunica que a sentença foi a absolvição”.

“O Padre Hervia poderá exercer novamente o ministério sacerdotal sem nenhuma restrição, de acordo com o que necessite o Arcebispo de Concepción, Arquidiocese na qual o sacerdote está incardinado”, adiciona o texto.

As acusações

O presbítero foi denunciado em abril de 2011, por supostamente ter cometido abuso sexual a nove meninas entre cinco e nove anos no Orfanato São Francisco de Regis, o qual pertence a congregação Puríssimo Coração de Maria. A denúncia foi feita por duas ex-funcionárias do orfanato depois de terem sido despedidas por maltratar as menores.

Em 2013, a fiscalização estimou que não existiam antecedentes que confirmassem sua culpabilidade, por isso decidiu não perseverar no caso. A decisão foi acolhida pelo Sétimo Tribunal de Garantia e confirmada pelo Tribunal de Apelações de Santiago em abril do mesmo ano.

Em uma declaração pública no dia 5 de janeiro, o Pe. Hervia expressou: “O fato de ter sido acusado publicamente deste delito foi muito doloroso para mim, para minha família e para pessoas e comunidades nas quais servi, buscando ser sempre fiel ao Evangelho”.

“Unido ao Senhor, os sentimentos que hoje brotam em mim são compreensão e perdão. Agora que a verdade foi divulgada e a justiça foi feita, me preparo com humildade para inserir-me novamente na vida eclesiástica ao serviço das minhas irmãs e irmãos. Todas as vivências deste tempo as colocarei como oferenda no meu caminho sacerdotal ante o Pai da misericórdia”, concluiu.

Durante vários anos o sacerdote foi capelão da Posta Central do Santiago e dos colégios Companhia de Maria de Seminário e Apoquindo, além de advogado do Tribunal eclesiástico.