A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), difundiu detalhes de como será a multitudinária Missa que o Papa Francisco presidirá em 13 de fevereiro na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, entre os quais, destacam a coroa que o Pontífice oferecerá à Virgem e o momento de oração privada que terá no camarim onde se guarda a venerada imagem mariana.

Em um comunicado com data de 3 de janeiro, a CEM recordou que “o Santuário do Tepeyac, no qual se conserva a imagem da Virgem estampada milagrosamente na tilma do índio São Juan Diego, é desde o século XVI destino de peregrinos procedentes” do México e de todo o mundo. “Em 12 de dezembro de 2015, acudiram 5 milhões 537 mil peregrinos à Basílica de Guadalupe”, indicou.

Nesse sentido, destacou que “em 13 de fevereiro à tarde, um ilustre peregrino, o Papa Francisco, chegará também ao Santuário do Tepeyac para celebrar sua primeira Missa no México, e pôr nas mãos da Virgem o Jubileu da Misericórdia”.

A CEM disse que “pouco antes de 17h, depois de saudar os fiéis no átrio e na Plaza Mariana, o Santo Padre irá à antiga Basílica (hoje Templo Expiatório de Cristo Rei) onde vai se paramentar. Em seguida, irá se dirigir em procissão à nova Basílica, obra do arquiteto mexicano Pedro Ramírez Vázquez. Aí presidirá a Santa Missa, que será concelebrada por vários bispos e sacerdotes e da qual participarão fiéis de toda a República Mexicana”.

“Um momento muito significativo acontecerá quando o Papa oferecer à ‘Guadalupana’ uma coroa. Ao término da celebração, o Santo Padre visitará o ‘camarim’ onde se guarda a venerada imagem da Virgem do Guadalupe e permanecerá em oração por um instante”.

Os bispos informaram aos fiéis e peregrinos que “o trajeto desde sua residência na Nunciatura Apostólica até a Basílica e o retorno se realizará no Papamóvel, por isso muitas pessoas terão a oportunidade de ver o Santo Padre e receber sua bênção durante os 32 quilômetros que percorrerá (16 de ida e 16 de volta)”.

Finalmente, a CEM convidou a colocar “nas mãos da Mãe de Guadalupe os preparativos que estão realizando para receber em nosso o México o missionário de misericórdia e paz: o Papa Francisco”.

Mais informações sobre a próxima viagem do Santo Padre estão disponíveis no site (em espanhol): http://papafranciscoenmexico.org/

Confira também: