Durante o voo que o levou ao Quênia ontem, o Papa Francisco confirmou aos jornalistas que visitará o México no próximo ano.

Valentina Alazraki, jornalista de Noticiários Televisa, confirmou ao Grupo ACI Prensa que o Santo Padre disse que em sua viagem ao México visitará quatro lugares, inclusive a cidade Juárez na fronteira com os Estados Unidos.

A Santa Sé ainda não anunciou oficialmente a viagem, mas algumas fontes mexicanas assinalam que no próximo dia 12 de dezembro poderia anunciar o programa oficial da esperada visita.

No último dia 6 de outubro, o subdiretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Ciro Benedettini, explicou que estão pensando seriamente em uma viagem do Papa Francisco ao México em 2016.

No dia 1º de novembro o Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera, afirmou que o Pontífice iniciará sua visita ao país em 12 de fevereiro do próximo ano.

Em 12 de novembro, o Cardeal Alberto Suárez Inda, revelou que os lugares que o Santo Padre visitará são: Cidade do México, Chiapas, Cidade Juárez e Morelia. O Cardeal é Arcebispo desta última cidade.

A viagem ao México será a quarta viagem a ser realizada pelo Papa Francisco à América. Em julho de 2013, esteve no Rio do Janeiro (Brasil) para a Jornada Mundial da Juventude; em julho de 2014, esteve no Equador, na Bolívia e no Paraguai; e no mês de setembro deste ano, visitou Cuba e Estados Unidos.

Em março deste ano, o Santo Padre afirmou que gostaria de ter ingressado nos Estados Unidos pela zona da fronteira com o México, mas isso seria um pouco complicado e reconheceu ainda que não queria ir ao México sem deixar de visitar a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Atualmente, o Papa Francisco está no continente africano, até o próximo dia 30 de novembro. Visitará Quênia, Uganda e República Centro- Africana.

Confira também:

Papa Francisco: “Prometo uma viagem ao México como o merece”

http://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-prometo-uma-viagem-ao-mexico-como-o-merece-42877/