No próximo dia 12 de dezembro, o Papa Francisco presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro. Pelo segundo ano consecutivo, celebrará a Eucaristia em honra à Virgem de Guadalupe, Padroeira do México e Imperatriz da América.

Esta iniciativa recorda a devoção do Pontífice pela “Morenita” e adquire um maior significado pois a Missa será celebrada apenas quatro dias depois do início do Ano Santo da Misericórdia e exatamente dois meses antes de sua esperada e histórica visita ao México a ser realizada no dia 12 de fevereiro de 2016.

Esperam que neste mesmo dia, a Santa Sé anuncie oficialmente o programa para a viagem do Santo Padre a essa nação.

O Papa desejou confiar à Virgem de Guadalupe no continente americano, a realização do Ano Santo da Misericórdia, o qual acontecerá do dia 8 de dezembro de 2015 ao dia 20 de novembro de 2016.

A Missa será celebrada na Basílica de São Pedro no dia 12 de dezembro às 18h. Meia hora antes, será rezado o Santo Rosário.

A liturgia desse dia prevê a celebração do terceiro domingo de Advento. Os sacerdotes que estiverem em Roma e quiserem concelebrar esta Missa, deverão entrar em contato com a Pontifícia Comissão para a América Latina.

O convite para participar da Eucaristia não está reservado somente aos latino-americanos que trabalham e moram em Roma ou na Itália; mas também a todos os fiéis e peregrinos que desejem assistir a Santa Missa, neste caso devem dirigir-se à Prefeitura da Casa Pontifícia da Cidade do Vaticano.

Na homilia da Missa que celebrou há um ano, pronunciada integralmente em espanhol, o Santo Padre disse que “nas maravilhas que realizou o Senhor em Maria, Ela reconhece o estilo e o forma através da qual o seu Filho atua na história da salvação”.

“Transtornando os julgamentos mundanos, destruindo os ídolos do poder, da riqueza, do êxito a qualquer preço, denunciando a auto-suficiência, a soberba e os messianismos secularizados que afastam de Deus, o cântico Mariano confessa que Deus sente prazer em subverter as ideologias e hierarquias mundanas”.

Por intercessão da Virgem de Guadalupe, disse logo o Pontífice, “a fé cristã foi convertendo-se no maior tesouro da alma dos povos americanos, cuja pérola preciosa é Jesus Cristo”.