As autoridades mexicanas encontraram o cadáver do Pe. Erasto Pliego de Jesus em um terreno localizado em Nopalucan, estado de Puebla (México). Com sua morte, são no total 11 assassinatos de sacerdotes, durante os últimos dois anos no país.

O Pe. Erasto Pliego de Jesus era pároco de Santa Maria da Natividade, em Cuyuaco, Arquidiocese de Puebla.

Segundo informou a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Puebla (PGJ), o desaparecimento do sacerdote foi reportado no dia 13 de novembro, desde então as autoridades, inclusive a Polícia Municipal de Nopalucan começaram a procurá-lo.

“No município de Nopalucan, foi encontrado em ‘El Silbato’ um corpo com traços parecidos aos da pessoa procurada, o qual apresentava lesões no crânio e diversas queimaduras, simplesmente temos rastros de alguns objetos achados no local”, assinalou a PGJ.

Os familiares do sacerdote reconheceram o cadáver, mas as autoridades consideram que devido às condições nas quais foi encontrado “a PGJ Puebla realiza provas de genética para a plena identificação pericial”.

O Arcebispo de Puebla, Dom Víctor Sánchez Espinosa, expressou sua “profunda pena” pela morte do Pe. Erasto Pliego de Jesus.

Através da sua conta no Facebook, Dom Sánchez Espinosa assinalou que “a Arquidiocese de Puebla lamenta profundamente que um sacerdote cuja vida estava consagrada a Deus e ao serviço do próximo tenha sido vítima da violência”.

“Agradecemos as autoridades por todo seu apoio ante este lamentável acontecimento”, expressou.

O Prelado mexicano manifestou aos familiares do sacerdote, assim como à comunidade da sua paróquia, “nossa proximidade e solidariedade e elevamos nossas orações pelo eterno descanso do Pe. Erasto Pliego de Jesus”.

As razões pelas quais assassinaram este sacerdote são desconhecidas, mas as autoridades asseguraram que está sendo investigado.

Além disso, indicaram que a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Puebla “continua realizando investigações e diligências através do agente do Ministério Público, da Polícia Ministerial e a Direção de Serviços Periciais”.

No final de 2014, a unidade de investigação do Centro Católico Multimídia (CCM) do México advertiu que “a tendência de atentados contra sacerdotes continua crescendo”.

Segundo o CCM, os dados encontrados “assinalam infelizmente que a República Mexicana é atualmente o país latino-americano mais perigoso para exercer o ministério sacerdotal”.