Manoah Esipisu, porta-voz do presidente, anunciou durante uma coletiva de imprensa junto com Dom Alfred Rotich, Bispo Militar do Quênia, os diversos preparativos que estão sendo realizados com a Igreja para a visita do Papa Francisco que acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro.

O porta-voz assinalou que os organismos de segurança já estão preparados para receber o Papa. O trabalho da segurança estará formado pelo Serviço de Polícia do Quênia (Kenya Prisons Service) e o Serviço Nacional da Juventude.

Para a segurança do Pontífice, estarão presentes cerca de 10 mil policiais. Também haverá outros 10 mil membros do Serviço Nacional da Juventude, que estará encarregado de manter a ordem entre a multidão.    

Dom Alfred Rotich indicou que aproximadamente 9 mil sacerdotes e clérigos participarão da celebração da Santa Missa do dia 26 de novembro, a ser realizada no Campus da Universidade de Nairóbi.

Esipisu calculou que no parque localizado ao redor da universidade serão congregados cerca de um milhão de pessoas durante este evento.

Em seguida, o porta-voz indicou: “Estamos exortando os quenianos para que todos participem da celebração em Nairóbi a fim de acolher o Papa durante a celebração da Santa Missa”.

Por outro lado, Dom Alfred Rotich disse que esperam que cada uma das mil paróquias do país envie três ônibus de peregrinos que participarão da Eucaristia.

Esipisu assinalou ainda que aproximadamente 80 jornalistas estarão com o Santo Padre no avião, entre eles estarão quatro de nacionalidade queniana. Outros cem jornalistas locais estarão cobrindo este acontecendo em diversas regiões do país e que haverá outros mil em nível nacional, sem contar com aqueles que virão de outros países.

Ao finalizar, o porta-voz presidencial disse que as sedes onde se realizarão os eventos com o Santo Padre estão prontas: o aeroporto Internacional Jomo Kenyatta para a cerimônia de boas-vindas e despedida, a Casa de Estado para as reuniões diplomáticas, a Universidade de Nairóbi para a Santa Missa, a sede do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a Igreja de São João Trabalhador em Kangemi, o Estádio Kasarani, lugar no qual será o reunião com os jovens, e o espaço no Kasarani onde terá um encontro com os bispos.