O Presidente da Conferência Episcopal do Chile e Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, afirmou que o Papa Francisco não visitará o Chile no próximo ano, por causa das atividades do Ano da Misericórdia e da confirmação de sua viagem apostólica ao México.

O Cardeal Ezzati divulgou esta informação no último domingo durante sua homilia na Missa da Solenidade de Todos os Santos. Assinalou que o Santo Padre lhe manifestou seu desejo de visitar o país sul-americano em 2017. Como consequência disto, a comissão de organização da visita do Papa ao Chile foi suspensa.

“A comissão que começou a preparar, em uma etapa preliminar, a eventual visita do Papa Francisco ao país suspendeu seus trabalhos, uma vez que conhecemos que o ano Jubilar da Misericórdia traz como consequência uma importante restrição em suas viagens apostólicas”, afirmou o Bispo Cristián Contreras Villarroel, que era responsável por esta comissão.

Em declarações ao jornal ‘La Tercera’, o também Secretário da Conferência Episcopal indicou: “Os Bispos já conheciam a complexidade da agenda do Papa, por isso esta confirmação não foi uma surpresa”.

“Uma vez que conheçamos oficialmente as possibilidades de que esta visita seja confirmada retomaremos o trabalho desta comissão, que até então mencionou somente assuntos gerais”, disse o Cardeal Ezzati.

Por sua parte, o Bispo auxiliar de Santiago, Dom Fernando Ramos, manifestou ao mesmo jornal que “o Papa Francisco expressou e reiterou seu desejo de visitar o Chile, e sempre entendemos que, enquanto não tivéssemos uma confirmação oficial, sua visita dependia de diversos compromissos”.

“O fato de que, mesmo que não possa viajar em 2016, reitere que deseja visitar o Chile, de jeito nenhum é algo que nos entristeça; muito pelo contrário, estamos muito esperançosos e desejamos que o Papa possa concretizar sua visita em 2017”, concluiu.