O Cardeal Marc Ouellet, Prefeito para a Congregação dos Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, mostrou sua satisfação ao Grupo ACI, devido ao resultado final do Sínodo da Família. Na sua opinião, o respeito à família na sociedade é uma boa notícia para o mundo inteiro.

O responsável pelo departamento encarregado pela seleção dos novos bispos no mundo inteiro, antes da aprovação papal, manifestou: “Toda família através da qual é cultivada a unidade, os vínculos com as outras famílias e que também se preocupa com a família na sociedade é uma boa notícia para o mundo inteiro. Para mim esta é uma mensagem muito positiva e muito necessária atualmente”.

O Cardeal explicou: “Estou muito contente pelo resultado do Sínodo e por todo o caminho realizado”. Por isso, “estou agradecido ao Senhor”. Deste modo, fez menção ao texto final aprovado pelos padres sinodais na tarde do último sábado, 24, depois de ser submetido a votação parágrafo por parágrafo e ser entregue ao Papa Francisco, que poderá tomá-lo como texto base para uma exortação apostólica ou outro tipo de documento durante os próximos meses.

“Conversei com alguns padres sinodais e sinto que existe grande satisfação em relação ao resultado obtido e acho que este é um sentimento comum”, assegurou o Cardeal.

O Purpurado disse que “todos os parágrafos do documento foram confirmados pelos dois terços (que necessitavam para serem aprovados), o que manifesta algo extraordinário”.

A respeito do Sínodo, assinalou: “Agora existe ‘uma profunda comunhão’, a qual manifesta ‘um sinal positivo’. Pois significa que o trabalho foi realizado no Espírito Santo, com docilidade e parresia de cada um a fim de expressar o que pensava com relação ao tema”.

Sobre o discurso que o Papa realizou na assembleia sinodal, logo após a aprovação do documento final, o Cardeal Ouellet explicou que “o Santo Padre é sempre muito incisivo e nos dá as orientações necessárias, inclusive indicou algum tema que provavelmente será discutido mais adiante”.

O Papa “mencionou, por exemplo, o tema da inculturação” e “acho que, de cara ao futuro, devemos pensar como harmonizar a iniciativa dos bispos neste campo e em outros e a comunhão universal do episcopado”, disse ao reafirmar que a Igreja é católica e, portanto, universal.

Enfim, “devemos continuar uma reflexão acerca deste tema, a fim de assegurar que permanecemos na mesma Igreja”.

Segundo o Cardeal Marc Ouellet, o Sínodo foi um “acontecimento do Espírito Santo e de criatividade pastoral dos bispos, um testemunho da beleza do matrimônio e da família. Um testemunho de que esta instituição não só está no coração da Igreja, mas no centro da sua missão e é um meio evangelizador”.

“Esta ideia deverá ser bem desenvolvida e é uma boa notícia para a família”, concluiu.

Confira também:

Relatório final do Sínodo reafirma doutrina da Igreja e ressalta beleza da família

http://www.acidigital.com/noticias/relatorio-final-do-sinodo-reafirma-doutrina-da-igreja-e-ressalta-beleza-da-familia-81110/