O Papa Francisco realizará sua primeira viagem à África entre os dias 25 e 30 de novembro deste ano. Visitará o Quênia, Uganda e a República Centro-africana. Mas, o Santo Padre não é o único a viajar à África. Durante os séculos XX e XXI, houve outros Pontífices que também estiveram nesse continente e deixaram rastro nos corações dos fiéis.

Beato Paulo VI

O Beato Paulo VI realizou onze viagens durante os 15 anos do seu pontificado. Em sua última viagem, esteve em Uganda (31 de julho a 2 de agosto do ano 1969).

Na cerimônia de despedida, Paulo VI agradeceu a acolhida e disse: “Prometo-lhes que nós transformaremos esta lembrança feliz e nosso agradecimento de nossa viagem africana em orações por cada um de vocês”. Do mesmo modo, encorajou-os a serem valentes e firmes em sua fé.

São João Paulo II

São João Paulo II, conhecido como o “Papa Peregrino”, esteve no pontificado por 26 anos e realizou 104 viagens apostólicas fora da Itália. No total, esteve em 38 países africanos, entre eles: Quênia, Uganda e República Centro-africana.

Quênia foi o primeiro país africano que visitou em três ocasiões: 1980, 1985 e 1995. Somente viajou à Uganda uma vez, em 1993. Esteve duas vezes na República Centro-africana, em 1985 e em 1995.

Em sua primeira visita ao Quênia deixou esta mensagem aos fiéis: “Uma nação que honra Deus não pode deixar de receber as benções de Deus”.

“Mesmo quando encontrem alguns problemas, mesmo quando surjam novas dificuldades, sua confiança em Deus será garantia de que superarão todos os obstáculos e construirão uma nação onde reine a união e o amor, floresçam a irmandade e a paz, através da qual cada um trabalhe junto com os outros pelo futuro”, afirmou.

Um dos momentos mais significativos da viagem a Uganda foi a celebração da Santa Missa no Santuário dos Mártires ugandeses de Namugongo, na Kampala, no dia 7 de fevereiro de 1993. Neste evento, dirigiu aos fiéis as seguintes palavras:

“Vocês são luz no Senhor! Como brilhantemente a luz de Cristo brilha nas vidas dos homens e mulheres leigos comprometidos na busca da santidade nas circunstâncias tranquilas e, normalmente ocultas de sua vida! De maneira particular, desejo expressar a estima da Igreja”.

Bento XVI

Bento XVI viajou somente uma vez à África. Visitou Camerún e Angola, entre os dias 17 e 23 de março de 2009. Antes de voltar a Roma. Disse aos angolanos estas palavras:

“Agradeço a Deus por haver encontrado uma Igreja viva e, apesar das dificuldades, cheia de entusiasmo, que souberam levar sobre os ombros sua cruz e a cruz de outros, dando testemunho ante todos da força salvadora da mensagem evangélica”.