O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse que o Papa Francisco “com certeza ficará muito feliz" com o acordo anunciado pelo governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a fim de um acordo de paz no país.

 

 

Durante a coletiva de imprensa realizada ontem à noite, o porta-voz vaticano disse: “o Santo Padre foi informado desta notícia. Esta é uma grande notícia esperada pelo mundo inteiro", assegurou o Pe. Lombardi.

Ontem, em Havana (Cuba), o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o chefe máximo das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri, mais conhecido como Timochenko, anunciaram um acordo que poderia pôr fim às décadas de guerra interna no país sul-americano. Segundo informaram, ambas as partes tentam há seis meses alcançar o acordo de paz definitivo.

Em seguida, o Pe. Lombardi recordou: "no último domingo (durante sua visita a Cuba), o Papa fez um profundo apelo a não cessar o esforço a fim de obter a paz e a reconciliação para a “querida terra da Colômbia”. Talvez podemos conectar também estas boas notícias com este apelo feito pelo Pontífice no domingo".

"É um sinal positivo, pois obviamente o Santo Padre está informado, exortou muitas vezes à reconciliação e com certeza está muito feliz pelo acordo", acrescentou o porta-voz vaticano.

O presidente Santos explicou à imprensa que, uma vez assinado esse acordo definitivo, haverá um prazo de 60 dias a fim de que os membros das FARC se desmobilizem.

Este acordo demanda a criação de uma jurisdição especial para os crimes cometidos durante o conflito armado. Por essa jurisdição, todos os delitos serão anistiados, com exceção das violações graves aos direitos humanos.

Aqueles que a acolham, terão penas de aproximadamente 5 a 8 anos em "condições especiais de restrição de liberdade". Mas aqueles que, sendo culpados não confessarem seus delitos, poderão ser condenados a até 20 anos de prisão.

Confira também:

Papa pede paz para a Colômbia: “Não temos direito de permitir outro fracasso”

http://www.acidigital.com/noticias/papa-pede-paz-para-a-colombia-nao-temos-direito-de-permitir-outro-fracasso-63798/