O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo Bispo da Diocese de Cajazeiras (PB), Dom José González Alonso, que completou 75 anos no dia 12 de julho. A decisão do Pontífice se deu de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados.

O Bispo divulgou um comunicado nesta quarta-feira, informando sobre a decisão pedindo a oração dos fiéis. “Rezemos por nossa Diocese e por mim, desde agora Bispo Emérito de Cajazeiras”, escreve.

Natural de Sobradillo, na Espanha, Dom José Alonso nasceu em 12 de julho de 1940, filho de José González Marcos e Maria del Rosario Alonso Mendez. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1964, na Espanha.

Chegou ao Brasil em 1965 e foi nomeado Bispo-auxiliar de Teresina (PI) em dezembro de 1994. Em março de 1995, recebeu a ordenação episcopal. Tem como lema episcopal “Fides et vida” (Fé e vida). É especialista em Teologia Dogmática, com formação em Pedagogia Catequética e História da Igreja

Dom José foi nomeado Bispo de Cajazeiras em 2001 e durante 14 anos esteve à frente da Diocese, sendo o sétimo Bispo desta Igreja local. Sucedeu Dom Matias Patrício de Macedo, que ocupou a função de 1990 a 2000.